terça-feira, 27 de setembro de 2011

SALÃO DE FRANKFURT. UMA GERAL.




Nem bem teve inicio o Salão de Frankfurt 2011 e algumas montadoras já tem com o que se orgulhar.
A união Jaguar Land Rover recebeu de uma vez só dois prêmios importantes dados pela equipe editorial da revista européia Autoweek que selecionou o Jaguar C-X16 como vencedor da categoria “Melhor do Salão” e também escolheu a Land Rover DC 100 Sportcomo o “Melhor Concept” de todo o evento, entre todos os carros expostos.
“Receber dois dos prémios mais importantes de imprensa na nossa indústria, aqui no Salão de Frankfurt, é uma enorme conquista para ambas as marcas Jaguar e Land Rover”, disse Frank Klaas, director de Comunicação da Jaguar Land Rover, acrescentando:  “Este reconhecimento dos editores da Autoweek confirma a força do design e da engenharia da Jaguar e da Land Rover e do bom momento por que passamos atualmente na JLR.”
Um pouco mais sobre o Jaguar CX-16, segundo seus criadores
Jaguar C-X16 que inclusive mostramos a cerca de 10 dias numa das primeiras exibições do carro na mída, é um esportivo coupê de dois lugares que explora as opções futuras da performance híbrida através de um inovador motor sobrealimentado de 3 litros e 6 cilindros capaz de alcançar  380 cavalos e 450Nm de binário. A aparência sedutora do concept revela a evolução design da marca.
“O C-X16 é a nossa visão para o que será um Jaguar desportivo do século XXI. Materializa todos os atributos que constituem o selo da marca, o design sensual, a agilidade animal e a performance inspiradora. Além de combinar estes atributos, coloca-nos no bom caminho para a criação de carros desportivos sustentáveis do futuro”, afirmou Adrian Hallmark, director geral de Marca da Jaguar Cars.
“Ian Callum, diretor de Design da Jaguar, voltou a conseguir uma superação com o conceito do Jaguar C-X16″, referiu Wes Raynal, editor da Autoweek, acrescentando: “Com o capô totalmente estilizado e belíssimas curvas, o C-X16 tem um presença inconfundível da Jaguar”. “Este é o segundo prémio “Best in Show” consecutivo obtido por Callum num salão internacional, já que o seu conceito C-X75 venceu no Salãodo Automóvel de Genebra 2010, na primavera passada. Ian CAllum está inspirado e estamos apaixonados por este carro”, concluiu.
Agora falando sobre suas características, trafegando até 80 km/h, o veículo é alimentados por baterias. Para aumentar sua eficiência energética, o C-X16 utiliza o sistema Kers, que recupera a energia utilizada nas frenagens e a transforma em até 95 cv extras com o toque em um botão.

Segundo a Jaguar, o protótipo vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, alcança 297 km/h e faz 14,5 km/l. O carro utiliza a transmissão de oito marchas da Jaguar com sistema Intelligent Start/Stop, lançado recentemente no Jaguar XF. O sistema consegue desligar o motor apenas 300 milissegundos após o carro parar completamente e utiliza um motor de arranque capaz de reiniciá-lo com um leve toque no acelerador.
Land Rover DC100 Sport Concept
O conceito que a Land Rover exibe no salão de Frankfurt 2011, o modelo  DC 100 Sport e o DC 100 são os mais atuais concebidos pela marca que mostram tendências por exemplo de como irão se comportar os próximos Defenders, os ícones da marca.  Ambos agregam a flexibilidade, adaptabilidade e configuração, que sempre foram os atributos-chave da Land Rover, e que também se encontram no Defender atual. O DC100 demonstra o futuro da capacidade e versatilidade da marca, enquanto o DC100 Sport é uma expressão ativa de liberdade e aventura.
“Estes designs não poderiam ser de nenhuma outra empresa. O Defender tornou-se num ícone mundial devido à integridade da sua engenharia e do seu design. Para criar estes concepts, nos agarramos nos atributos do design funcional da marca e os reinterpretamos numa perspectiva do século XXI. Estes estudos representam as nossas ideias de como vamos criar uma nova geração dos modelos Defender, que vai demonstrar que o design e a funcionalidade são plenamente compatíveis”, referiu Gerry McGovern, director de Design da Land Rover.

“Tivemos uma longa discussão sobre o prémio “Best Concept” ou “Melhor Concept”, sublinhou Wes Raynal, completando: “Gostamos do Kia GT e do Jaguar C-X16, mas o DC100 Defender Sport chegou a Frankfurt como uma surpresa e, no final de contas, decidimos que este merecia ser o vencedor. O DC100 Sport está repleto de tecnologia inovadora, como é o caso do scanner de terreno ou da sonda de profundidade para as zonas com água, para referir apenas algumas, coisas que os donos dos Series I, II e III não podiam sequer imaginar”.

Mercedes Concept F125 é o destaque no estande da marca no Salão de Frankfurt 2011

Mercedes-Benz apresentou ao público neste mês de Setembro, que mais uma vez tenta enxergar o futuro através de criações inusitadas presentes no Salão de Frankfurt 2011, onde  exibiu mais um de seus conceitos. Ele representa a evolução do sedã Classe S e que promete uma economia de combustível considerável, já que segundo a montadora faria até 44 km/l. Será equipado com quatro motores elétricos, instalados em cada canto do carro, o sedã utiliza hidrogênio para criar eletricidade.
Chamado de  F125, o modelo é uma espécie de laboratório para o próximo passo que a Mercedes pretende dar em seus carros de luxo. Graças à sua alta tecnologia, o veículo em questão utiliza uma célula avançada de combustível, cujo objetivo é oferecer mais performance e não emitir CO2.
O F125 é 97 mm menor, 110 mm mais largo e 50 mm mais baixo que o atual modelo Classe S. De acordo com a marca, elementos externos do conceito, tais como a grade frontal e linhas laterais, serão a base para a Classe S 2013. Outro ponto importante é seu chassi de alumínio, que reduz consideravelmente o peso, apoiado por rodas de 23 polegadas.
Mercedes-Benz F125! Concept vai de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 4,9 segundo, com uma velocidade máxima de 220 km/h e tem consumo médio de 0,79 kg de hidrogênio a cada 100 km rodados e é capaz de rodar 999,4 km com o tanque totalmente cheio.
Abaixo um vídeo mostra como foi a apresentação do modelo no estand da Mercedes em Frankfurt 2011


Veja mais fotos da F125! abaixo:
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Ferrari 458 Spider já tem 18 meses em lista de espera. Até agora, segundo a marca, 240 unidades já foram encomendadas e elas começam a ser entregues entre o fim deste ano e o começo do ano que vem. A expectativa de vendas da Ferrari é de 2 mil unidades por ano. Há carros disponíveis para o Brasil, mas a montadora italiana não revela quantos.
O que se viu no estand da marca no Salão de frankfurt 2011 foram só sorrisos, já que a marca parece ter o dom de produzir grandes sucessos.
O conversível conta com motor de 4.5, de 562 cavalos de potência, e alcança velocidade máxima de 320 km/h. A montadora diz que o modelo será vendido por 198.856 euros, o equivalente a cerca de R$ 465,1 mil.
O esportivo com motor central traz como principal novidade uma capota rígida retrátil feita em alumínio, que permitiu a redução de peso de 25 kg em relação às capotas tradicionais, em tecido. Ela retrai em 14 segundos.
Além disso, a marca informa que o sistema “corta-vento” foi aperfeiçoado para diminuir e difundir o ar na cabine, permitindo que o motorista e o passageiro consigam conversar mesmo quando estiverem a velocidade acima dos 200 km/h.
O modelo tem 4,52 m de comprimento, 1,93 de largura e 1,21 de altura, e pesa 1.430 kg. É equipada com o mesmo motor 4.5 litros V8 utilizado na 458 Italia, que desenvolve 570 cavalos de potência.
Veja um pouco mais do vídeo que  mostra um pouco do estande da Ferrari

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Como já era de se esperar as marcas alemãs tendem a investir um pouco mais do que as outras no Salão de Frankfurt 2011mas o que se viu este ano pode ter surpreendido muito gente. Além das atrações atuomotivas que a Audi exibe desde ontem, o destaque está sendo o próprio estande.
Ele se chama Audi Ring São 6 mil metros quadrados, com fachada de 100 metros. A estrutura montada pela marca abriga mais de 30 carros e demorou cerca de dez semanas para ser montada. A arquitetura utiliza módulos que poderão ser reaproveitados no futuro.

Mas também não podemos esquecer o motivo de existência do estande, correto? Vamos primeiro aos lançamentos. A marca apresenta este ano o novo RS5 ( foto acima e abaixo) , versão mais esportiva do A5 e motor 4.2 V8 que produz 450 cv de potência. O carro vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 280 km/h.
Outras atrações da marca são o A5 DTM ( foto abaixo) , que entra no lugar do A4 no Campeonato Alemão de Turismo, e o R8 e-tron , esportivo elétrico capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e percorrer 250 quilômetros entre as recargas, que demoram de seis a oito horas.
O mais interessante no caso do modelo R8 e-tron foram as modificações sofridasO capô ganhou três aberturas, sendo uma maior no centro, e a grade e as áreas abaixo dos faróis receberam várias aletas cromadas. Além disso, houve o acréscimo de peças com a resistente mas leve fibra de carbono, para compensar as baterias de íons de lítio, que pesam 550 kg.
O trabalho em redução de peso deu tão certo que o R8 e-tron é apenas 35 kg mais pesado que um R8 com propulsor V8 4.2. O motor elétrico desenvolve 230 kW, o equivalente a 313 cv. Mas surpreendente mesmo é o torque de 458,9 mkgf. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 4,8 segundos e a autonomia pode atingir 250 km.
Não podemos esquecer também dos modelos como o  S6, S7 e S8 ( fotos na sequência abaixo). Todos eles  vêm com um novo motor de 4.0 litros V8 twin-turbo com esquema de desativação de um ou até de 4 deles, para melhorar a eficiência de gastos com combustíveis.
O motor turbo está classificado para 420 cv e 550 Nm de torque e acoplado a uma transmissão tiptronic de 7 velocidades nos modelos  S6 e S7  resultando em um tempo de 0-100 de  4,8 segundo e 4,9 segundos, respectivamente. Já o S8 tem a mesma unidade acoplada a uma transmissão tiptronic de 8 velocidades e entrega 520 cv e 650 Nm de torque, chegando de 0-100 Km/h em 4,2 segundos.
Todos os modelos estão equipados com Quattro permanente all-wheel-drive, um diferencial na central de travamento automático, vetorização de torque e diferencial traseiro de esporte, sendo este último opcional nos modelos S6 e S7.
O que mais vêm na linha S da Audi?
Uma série de recursos disponíveis sobre os mais recentes modelos S incluem suspensões de ar adaptável com amortecimento variável, de carbono-fibra de freios a disco de cerâmica, e impressionantes rodas de 19 polegadas ou 20 polegadas, faróis de Xenon ou LED, freio de estacionamento eletromecânico, pacote de iluminação ambiente, head-up display, sistema de estacionamento com mais de 360 ​​graus da câmera para visão top-down virtual, assentos climatizados conforto com função de massagem, Audi pré-sense sistema de segurança colisão, controle de cruzeiro adaptativo com parada, Audi side assist, exibição do limite de velocidade, assistente de visão noturna com detecção de pedestres, MMI de navegação plus com disco rígido interno, Monitor de 8 polegadas touchscreen, suporte para Bluetooth oferecendo internet  e serviços de conectividade WLAN para dispositivos móveis, e sistema de prémios de som da Bang & Olufsen. Ufa… será que precisa de mais?
Belas máquinas, lançamentos, vitrine mundial, o que há de mais inovador e recente no mundo do design e da tecnologia. Isso é o espírito do 64 Salão de frankfurt 2011 que abriu suas portas ontem na Alemanha. Mas será que é só isso que o público que vai presencialmente ou acessa avidamente sites segmentados espera de um evento de motores?
Se levarmos em conta as fotos selecionadas na internet com uma ( pequena) parte do volume de fotos de beldades, lindas mulheres ou simplesmente gatas do salão,  que circulam em meios digitais, impressos e televisivos, talvez tenhamos uma surpresa.
O grande público formado em sua essência pelo universo masculino também dedica um tempo a arte da contemplação feminina. Se bem que ultimamente até o lado feminino tem admirado essa perspectiva também. Seja por afinidade ou seja por comparação, não adianta, até as mulheres que vão a um encontro automotivo não deixam de observar a visão feminina e elegante dos estandes das grandes marcas.
Se levarmos em conta que a representação feminina representa o lado humano de toda a expectativa que o lançamento de um automóvel traz, não era pra menos que somente as mais desejadas seriam vistas ao lado das máquinas igualmente desejadas.
Portanto para delírio da nação masculina e de parte da feminina e seguindo o que fazem os grande sites que divulgam as notícias trouxemos uma pequena, mas importante galeria de algumas das mais lindas e belas mulheres que abrilhantaram os estandes de automóveis.
Só faço uma ressalva de quem participou presencialmente do último salão do automóvel em São Paulo… “As nossas modelos e gatas são tão boas ou mais bonitas que as frankfurt.”
Confira abaixo uma amostra do que está acontecendo em termos de beleza feminina em Frankfurt 2011
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Hyundai mostrou hoje na abertura do  Salão de Frankfurt 2011  a segunda geração do modelo i30, que no Brasil é líder entre os hatches médios. O novo estilo está alinhado ao de carros atuais da marca como Elantra e iX35. As antigas semelhanças com a Série 1 da BMW foram deixadas de lado (agora com boas vendas ele não precisa mais disso).
Aqui no Brasil sua chegada deve ocorrer somente ( ou já) no primeiro semestre de 2012. O motor mais cotado é um 1.8 flexível. Lá fora os propulsores a gasolina são 1.4 de 100 cv e 1.6 com injeção direta, de 140 cv.
Pelo design arrojado e pelas linhas diferenciadas o modelo vai com certeza arrebatar mais seguidores, mesmo a Europa ainda tratando  com desdém os veículos coreanos: a região representa apenas cerca de 10% das vendas globais da marca, que devem chegar a 4 milhões de unidades este ano.
O hatch também acrescenta câmbios manual e automático seqüencial e itens como teto solar panorâmico, faróis de LED diurnos, Park Assist e GPS integrado que fazem parte do conjunto de novidades.
Em pré análise feita por jornalistas do setor mostraram que apesar de tudo existem pontos a desejar em  alguns detalhes comuns a todos os carros da Hyundai e Kia como os acionadores dos vidros e as entradas para smartphones e tocadores de música, mas no geral o acabamento é bom e na Europa pode variar bastante.
Como o i30 vendido no Brasil é fabricado na Coreia do Sul por questão de custos, a mudança em noss mercado está ligada ao começo da produção no país asiático, o que deve acontecer em paralelo com o i30 europeu. Líder no mercado brasileiro, certamente o i30 será lançado o quanto antes pela Hyundai.
Veja abaixo vídeo publicado esta semana que mostra o novo i30 sendo exibido no stand da Hyundai

Kia GT, um dos conceitos que a marca traz para o salão de Frankfurt 2011
O estande da Kia no Salão de Frankfurt 2011 que começa oficialmente amanhã, já revelou as linhas do hatchback Rio de duas portas. O importante no caso de mercado é que fora do Brasil,  ele deve responder por 20% a 25% das vendas do modelo, que mede 4,04 metros e tem 2,57 m de entre-eixos.
A vinda do Rio em 2012 já foi confirmada por José Luiz Gandini, importador da Kia no Brasil. Contudo, num primeiro momento ele deve trazer a versão quatro-portas, assim que o motor 1.4 flexível estiver pronto (o empresário chegou a homologar a versão a gasolina do carro, mas desistiu de trazê-la).
Outra atração da marca no salão é o Kia GT , carro-conceito que aponta novas tendências de estilo. A criação do designer Peter Schreyer tem 4,69 m de comprimento e 2,86 m de entre-eixos, o que garante bom espaço interno. O motor é um 3.3 V6 a gasolina com injeção direta e 395 cv de potência.

Primeiras imagens do Kubang no Salão de frankfurt 2011, aberto para a imprensa esta semana
Maserati preparou algumas estréias para um dos maiores salões de automóveis do mundo, o Salão de Frankfurt 2011. Assim como outras marcas de prestígio vêm fazendo desde o início da década passada, ela  recorreu a um utilitário esportivo ( SUV) para aumentar suas vendas.
O nome do carro  é Kubang, o mesmo utilizado em um carro-conceito de 2003, mas com estilo bastante diferente (aquele era um hatch médio). Sergio Marchionne, presidente do grupo Fiat (que por sua vez comanda a Maserati), quer que a marca italiana salte de pouco mais de 5.500 unidades anuais para 50 mil.
Kubang utiliza como base o Jeep Grand Cherokee. A Maserati trata seu novo pupilo como conceito, mas tudo indica que sairá em breve da fábrica da Chrysler em Detroit onde o é produzido o coirmão Jeep). O carro terá opções V8 e V6, como em regra ocorre nesse segmento.
Para tentar explicar um pouco melhor o carro, a Maserati usa diversos adjetivos e termos para tentar justificar sua estreia no segmento criado, ironicamente, pelo Cherokee. Os fãs da Maserati podem não se convencer pelo fato de que “esportividade e luxo não possuem apenas um significado”, mas uma coisa pode agradar os puristas: toda a parte mecânica do Kubang será exclusiva.
Sob a ousada carroceria a principal novidade será o motor, desenvolvido pela Ferrari. O inédito propulsor não teve detalhes revelados – assim como o interior do Kubang –, mas sabe-se que ele será acoplado à onipresente (neste segmento) transmissão automática da ZF de oito marchas com potência superior a 450 cv.
Não há informações sobre vendas oficiais do Kubang no Brasil, mas caso isso ocorra, será entre o final de 2012 e início de 2013.
Veja mais imagens abaixo do Belo Kubang exposto no salão de frankfurt 2011:
Jaguar é mais uma das montadoras de renome mundial que trará modelos híbridos para oSalão de Frankfurt 2011, que acontece daqui a poucos dias na Alemanha.
O carro-conceito híbrido que a  fabricante inglesa concebeu é o  C-X16, cupê equipado com motor V6 3.0 turbo de 380 cv de potência e 45,9 m.kgf de torque.
Trafegando até 80 km/h, o veículo é alimentados por baterias. Para aumentar sua eficiência energética, o C-X16 utiliza o sistema Kers, que recupera a energia utilizada nas frenagens e a transforma em até 95 cv extras com o toque em um botão.
Segundo a Jaguar, o protótipo vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, alcança 297 km/h e faz 14,5 km/l. O carro utiliza a transmissão de oito marchas da Jaguar com sistema Intelligent Start/Stop, lançado recentemente no Jaguar XF. O sistema consegue desligar o motor apenas 300 milissegundos após o carro parar completamente e utiliza um motor de arranque capaz de reiniciá-lo com um leve toque no acelerador.
Veja abaixo o vídeo desta fera híbrida da Jaguar, o CX-16


Lotus, marca britânica de automóveis esportivos e de alto valor deve levar ao Salão de Frankfurt 2011 que acontece dentro de poucos dias novidades como a Nova Elise S, que fará a sua estreia em solo alemão. Este modelo, que vai ocupar o lugar do Elise SC na gama da casa britânica, faz uso de um motor 1.8 turbocomprimido com 220 cv.
Com este novo motor, A Lotus promete maior potência do que o modelo que sairá de cena, conseguindo, no entanto, reduzir as emissões de CO2.
Em exibição estarão a mais recente caixa de velocidades desenvolvida pela Lotus, a SPS (Serial Precision Shift), que estará disponível para o Elise 1.6. Para o Evora S passará a estar disponível o sistema IPS (Intelligent Precision Shift), que combina o 3.5 V6 de 350 cv com a versatilidade de uma caixa automática com comandos sequenciais no volante.
O construtor britânico revelou também que fará mais duas estreias no Salão de Frankfurt 2011. Serão os modelos Exige e o aguardado Evora GTE. O GTE já havia sido exposto pela Lotus no Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos Estados Unidos. Além do visual aerodinâmico assinado pela preparadora Mansory, o cupê recebeu uma injeção de potência. Seu V6 de origem Toyota foi trabalhado pela Cosworth para entregar 444 cv.
Criado como uma edição especial para o mercado asiático, o sucesso foi tal que a marca resolveu expandir a sua comercialização a outros mercados.
Segundo a Lotus, o carro  será um dos mais rápidos da sua história e demonstra que a marca deve voltar ao carros no estilo de pista de corrida – uma tendência entre algumas marcas como a Aston martin.
O modelo Exige, mostrado na imagem abaixo ainda será um mistério para a marca prepara sua apresentação como um modelo preparado para rally.
Assista abaixo um rápido vídeo com imagens da Lotus S camuflada

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Mercado imediato. A Audi talvez esteja pensando em usar algumas das estratégias de algumas montadoras que tem usado os salões para medir o impacto de alguns carros antes de seus respectivos lançamentos. E parece que pelo visto o modelo A2 seguirá estes passos.
Mais próximo da realidade do que os futuristas Urban Sportback e Urban Spyder, o A2 que será mostrado no Salão de Frankfurt 2011, teve um estudo técnico que trouxe um modelo clássico, com espaço para cinco pessoas, que traz sob o capô um motor elétrico. A Audi não revelou fotos do protótipo que estará no evento alemão, apenas alguns desenhos, que ilustram a matéria.
Audi A2 mede apenas 3,8 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,49 m de altura e traz muitas novidades para o mundo da tecnologia automobilística. A primeira é o teto de vidro escuro, que muda para transparente ao apertar um botão.
Outra novidade para a marca é a a próxima fase na tecnologia LED, conhecida como feixe de matriz. Um pacote de LEDs e microrefletores geram uma alta resolução do feixe de luz. As luzes inteligentes se adaptam conforme condições de visibilidade. A luz de nevoeiro na parte traseia, produzido por diodos laser, é visto como um feixe de luz na neblina e projeta um triângulo vermelho na estrada como um aviso.
Já os sensores de abordagem integrada detectam o proprietário e destravam as portas através de controle por gestos.
Como todo o interior, o painel de instrumentos tem um olhar leve e limpo dos controles intuitivos. O motorista tem acesso a diversos recursos pelos botões no interior do volante.
O console central é ligado ao banco do condutor, já o console traseiro estende para a frente entre os dois bancos traseiros. Entre os assentos traseiros há espaço para uma bicicleta, com sua roda dianteira removida.
De acordo com a Audi, as cores e materiais no interior dão a impressão de leveza e funcionalidade. As grandes áreas da porta utilizam um material novo e inovador de poliuretano, que parece neoprene ao toque.
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Fiat divulgou esta semana, as primeiras imagens do novo Panda, o modelo que faz sucesso nos seus compactos  3,65 metros. O carro da montadora italiana estará presente no Salão de Frankfurt 2011, Alemanha.
Na Europa ele terá motores de 65 cv a mais de 100 cv, dependendo da versão. O novo Panda cresceu 12 centímetros e ganhou porta-malas mais espaçoso. Entre os itens de eletrônica embarcada há um sistema de detecção de obstáculos capaz de evitar atropelamentos e acidentes em tráfego urbano.
E qual é a importância do modelo no mercado europeu? Com mais de 6,5 milhões de unidades vendidas, o Panda é de fundamental importância para a Fiat. O design foi totalmente reformulado e a parte mecânica foi aprimorada. No geral, como não poderia de se deixar notar, as formas da carroceria se assemelham bastante às do Novo Uno. Podemos dizer até que se a Fiat pensasse num facelift ao Novo Uno, com certeza ela poderia se basear no seu irmão mais velho,  Panda.
Na parte da frente, os faróis têm quase o mesmo formato do nosso Uno também, porém capô, grade frontal e para-choque têm desenho próprio. Nas laterais o corte das caixas de rodas é praticamente idêntico, porém as portas têm novas superfícies e a vigia é exclusiva do Panda. Na traseira, a placa fica na tampa do porta-malas e as lanternas têm desenhos mais elaborados.
Em questão de motorização o Panda 2013 terá várias opções. Haverá um 0.9 bicilíndrico TwinAir de 65 cv ou 85 cavalos de potência, um 1.2 Fire de 69 cv e um 1.3 Multijet a diesel de 75 cv. Versões movidas a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e gás metano também será oferecidas, bem como câmbio manual ou automatizado Dualogic.
Assista abaixo um breve Vídeo com alguns esboços do novo modelo do Panda 2013

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Ford deve apresentar na IFA, feira de eletrônicos que acontece a partir de 2 de setembro na Alemanha, mais um de seus carros conceitos. Até aí nada de novo. A novidade é o grau de utilização de internet  que o carro deve utilizar. Neste modelo todos os dados ficam armazenados em formato de nuvem, na própria internet e são acessados quando necessário.
O modelo se chama Evos Concept e é um carro híbrido que usará a nuvem para guardar as preferências de quase todos os aspectos do veículo. Ele pode reconhecer o comportamento do motorista e otimizar o sistema mecânico do carro para ficarem de acordo com os hábitos do motorista.
Ele também pode acessar uma rádio pela internet e continuar tocando uma música a partir do ponto que o motorista deixou em sua casa, apagar as luzes ao deixar a casa, e pré-aquecer ou esfriar o carro de acordo com a agenda do motorista.
A primeira aplicação das linhas do Evos Concept poderá ser vista dentro de quatro meses, noSalão de Detroit 2012, onde será apresentado o protótipo da nova geração do Mondeo. Mas a nova orientação estética da Ford será também aplicada nos mais variados tipos de carroceria, incluindo SUV e crossovers. O veículo poderá ser visto também no Salão de Frankfurt 2011, mas assim como no IFA, apenas como protótipo conceito.
Os traços mais significativos do Evos Concept são a sua silhueta mais agressiva, bem acentuada na linha descendente do teto, que se funde com o spoiler traseiro. Os painéis laterais revelam também contornos esculturais que ganham expressão máxima das volumosas aberturas das rodas.
A dianteira exibe uma nova interpretação da grade trapezoidal – conceito já presente na diretriz estética chamada de Kinetic –, que surge numa posição mais elevada, enquadrada pelos sofisticados conjuntos ópticos em forma de lâmina e pelo contorno cromado que integra os faróis nevoeiros com luzes de leds. A traseira é dominada pelos faróis “hi tech” e pelas formas pronunciadas e elaboradas do para-choques.
Com 4,5 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,36 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,74 m, este concept avança com uma configuração de quatro lugares. O acesso ao habitáculo faz-se através de quatro portas com abertura em asa de gaivota, que criam um efeito cênico dramático, mas que estão longe de se tronarem realidade num modelo de produção em série.
O Evos Concept está também preparado para receber componentes elétricos, demonstrando o interesse da Ford em apostar em tecnologias híbridas.


Mas não se engane, O Evos é apenas um carro conceitual e dificilmente chegará ao mercado, principalmente devido ao alto custo que teria e o uso de muitas tecnologias experimentais. Mas com certeza servirá de base para modelos mais baratos e com certeza com o apimoramento das tecnologias um modelo parecido deve chegar as ruas em poucos anos.
No vídeo abaixo a Ford explica alguns conceitos usados no veículo

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Mais um modelo híbrido deve ser apresentado pela francesa Peugeotem poucas semanas no Salão de Frankfurt 2011,  que abre as portas no dia 15 de setembro, para reforçar a estratégia de internacionalização e apresentar as novas apostas para a gama de luxo.
O principal destaque é o 508 RXH, segundo modelo da marca equipado com a motorizaçãoHYbrid4. A tecnologia diesel elétrica já está em uma versão do 3008 comercializada na Europa.
O conjunto, composto por um motor diesel 2.0 de 163 cv e um elétrico de 37 cv, oferece 200 cv de potência. O veículo tem quatro modos de condução: automático, zero emissão, sport e tração integral. No uso urbano, por exemplo, é possível rodar apenas com o motor elétrico.
Durante o evento a montadora fará reservas para uma edição limitada com 300 unidades numeradas do 508 RXH.
Outra novidade é o conceito HX1. O modelo acomoda até seis pessoas, reúne os novos ícones da marca e prioriza a aerodinâmica, com coeficiente de 0,28. O visual tem ar futurista com a abertura inversa das portas e a arquitetura baixa, de 1,9 metro e 4,93 metros de comprimento.
Também equipado com a tecnologia Hybrid4, o automóvel tem um motor 2.2 HDI na parte dianteira e um elétrico integrado ao eixo traseiro, com potência que chega a 299 cv.
Segundo a montadora, o veículo roda até 31,2 quilômetros com um litro de combustível. Que venham os carros Híbridos!
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Mais uma montadora de luxo revelou esta semana o que devemos esperar do maior salão de novidades automotivas do mundo, o Salão de Frankfurt 2011. A Aston Martin exibiu ontem, quinta feira (25) a versão de produção do modelo V12 Zagato. O esportivo será apresentado ao público em 13 de setembro e terá apenas 150 exemplares fabricados. O comprador – sortudo e milinonário terá que desembolsar nada menos que US$ 540.000 pela exclusividade.
Revivendo uma colaboração que tem produzido alguns dos mais belos e cobiçados carros do mundo, a parceria tem inspiração no passado, para criar um descendente moderno de clássicos como o DB4GT ZagatoV8 Vantage Zagato e DB7 Zagato baseado mais potente Aston Martin atual: o V12 Vantage .
O trabalho de construção do veículo teve início em 2010 com reuniões iniciais entre Aston Martin e a Zagato onde esboços incorporando o DNA de design de ambas as empresas foram discutidas.
Baseado no Aston Martin Vantage, o V12 Zagato possui chassi feito em alumínio reforçado com componentes de fibra de carbono. Debaixo do capô vai um motor  6.0 V12 de 510 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque. Para o salão, a marca britânica irá trazer dois exemplares de competição do Zagato: um chamado Zig e o outro Zag.
Veja mais fotos abaixo do modelo Aston Martin V12 Zagatto
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A Volkswagen revelou à Europa a versão definitiva de seu novo carro pequeno, o VW  Up!. O carro mede apenas 3,54 metros (35 centímetros mais curto que o Gol) e tem, segundo a VW, porta-malas de 251 litros (34 litros a menos que o Gol). O carro estará no Salão de Frankfurt 2011, que ocorre em setembro, na Alemanha. Na Europa o Up! terá motores 1.0 a gasolina entre 60 e 75 cv e será vendido com três versões regulares de acabamento e duas séries especiais.
Outra novidade guardada para Frankfurt é um carro-conceito elétrico extremamente compacto, com apenas um lugar. A montadora ainda não revela detalhes. Segundo o jornal Financial Times, a Volkswagen quer oferecer não apenas o modelo para seu consumidor, mas também energia vinda de fontes renováveis.
Veja abaixo mais fotos do VW UP! antes de sua apresentação oficial
Fonte: Automotive Business
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Ferrari mostrou esta semana as primeiras imagens do modelo 458 Spider, versão conversível da 458 Italia, que vai estrear no Salão de Frankfurt 2011, dentro de poucas semanas. Talvez um dos mais desejados esportivos do mundo, ele traz tudo o que uma ferrari verdadeira tem de especial. A Italia tem motor central, mas  traz como principal novidade uma capota rígida retrátil feita em alumínio.
A capota, segundo a Ferrari, é recolhida em 14 segundos e, sendo feita de alumínio, permitiu uma redução de peso de 25 kg em relação às capotas tradicionais, em tecido.
Além disso, a marca informa que o sistema ‘corta-vento’ foi aperfeiçoado para diminuir e difundir o ar na cabine, permitindo que o motorista e o passageiro consigam conversar mesmo quando estiverem a velocidade acima dos 200 km/h.
Assim como na versão cupê, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, mas a velocidade máxima no conversível foi diminuída em 5 km/h, para 320 km/h. O conjunto é completado pela transmissão com dupla embreagem, acionada diretamente no volante, que foi herdada da Fórmula 1.
No canal da Ferrari no YouTube, a marca mostrou em vídeo como o dispositivo da capota funciona e quão rápido ele  funciona, veja abaixo:

Fonte: G1.com
A poucas semanas de um dos maiores salões do mundo, o Salão de Frankfurt 2011, que acontece no início de setembro, a Porsche divulgou os primeiros detalhes da sétima geração do 911 Carrera, que vai custar a partir de US$ 82,1 mil (R$ 131.433). O modelo ficou com uma distância entre-eixos 100 milímetros maior, para melhorar a estabilidade do carro na estrada e, consequentemente, garante maior espaço interno para os passageiros. Além disso, com a nova plataforma, o peso do carro foi reduzido em até 45 kg, dependendo da versão. Isso inclusive reduziu ainda mais o consumo do bólido.
O motor para o Carrera padrão será o novo 3.4 de seis cilindros que desenvolvem 350 cavalos, já o Carrera S, receberá um propulsor 3.8 de 400 cavalos. As duas versões podem ser equipadas com transmissão manual de sete marchas ou com a transmissão automática de dupla embreagem Porsche PDK.
911 Carrera com a transmissão PDK faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Com o opcionalSport Chrono Pack de sprint, a aceleração é feita em 4,4 segundos. Já o Carrera S com PDK, faz tal aceleração em 4,3 segundos (4,1 segundos com o Sport Chrono Pack).
Os novos modelos não são apenas ligeiramente mais rápidos do que seus antecessores, mas também mais eficientes em relação ao consumo de combustível. O 911 Carrera PDK faz 12,1 km/l, enquanto que o Carrera S PDK faz 11,4 km/l.
O modelo chega aos Estados Unidos em fevereiro de 2012, onde o 911 Carrera custará US$ 82,1 mil, enquanto o Carrera S sairá por US$ 96,4 mil (R$ 154.326).

Dentro de poucos dias o mercado conhecerá a terceira geração do Smart Fortwo elétricoque a Daimler apresentará no Salão do Automóvel de Frankfurt 2011, que abre as portas em 15 de setembro. O modelo promete invadir as ruas e será comercailizado em mais de 30 países a partir de 2012.
Ele terá maior capacidade de carga da bateria de íon-lítio, e segundo a montadora terá  autonomia para até 140 quilômetros.
Quando totalmente descarregado, o carrinho pode ser reabastecido em oito horas plugado a uma tomada doméstica de 220V – ou o dobro desse tempo em 110V. Há ainda opção pelo equipamento de recarga rápida, que recarrega as baterias em menos de uma hora. A marca também aponta que o modelo ganhou mais potência, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e velocidade máxima de 120 km/h.

Segundo o jornalista Pedro Kutney, do site Automotive Business, que fez um legítimo test drive pela ruas de Stuttgart, Alemanha, ele afirmou que a tecnologia da propulsão veicular elétrica está dominada. Não há nenhuma diferença perceptível na condução do carrinho – a não ser pela ausência do barulho do motor. O Smart elétrico roda com conforto e agilidade na cidade, mostrando comportamento bastante parecido ao de um modelo automático convencional. O que não é convencional é o preço, que necessariamente terá de receber subsídios governamentais para compensar o custo ainda elevado das baterias.
Outra novidade é o lançamento da Smart Ebikebicicleta elétrica equipada com motor desenvolvido pela Bionx que recebe a energia de uma bateria de íon-lítio. A empresa afirma que, dependendo da forma de condução, a duas rodas pode rodar por mais de 100 quilômetros com apenas uma carga. Essa sim, uma ótima oportunidade de locomoção com zero emissão de poluentes e super econômica.
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Hyundai divulgou, ontem  quarta-feira (10) a primeira imagem da nova geração do i30, hatch que será apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel de Frankfurt 2011, na Alemanha, em setembro.
O desenho foi criado pelo Centro Técnico da marca sul-coreana na cidade alemã de Rüsselsheim e traz a nova linha de design da Hyundai, revelada pela primeira vez no ix-onic concept, durante o Salão de Genebra, em 2009.
A montadora não informou quando o modelo chegará ao mercado. A expectativa é que ele seja lançado na Europa no primeiro semestre de 2012. O Brasil deve receber o carro mais tarde.

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