quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FERRARI F-340 NEO-RETRÔ.



Como um autointitulado formador de opinião, eu tento ter uma opinião firme. Ou algo é bom, ou é ruim. Meio termos só servem para confundir. Infelizmente, esta Ferrari F-340 Competizione baseada na 456 é uma mistura confusa de encanto e decepção.
Inspirada na Ferrari 340 Mexico Berlinetta, esta exclusiva Ferrari F-340  já começa inspirada em um carro que se salva por pouco. Um carro de corrida com proporções que servem mais para propósitos funcionais que estéticos, ainda assim autênticos e válidos.
O mesmo não pode ser dito dessa F-340, cujo único propósito é imitar o clássico modelo da Carrera Panamericana. Montado sobre a plataforma de uma Ferrari 456, os projetistas criaram uma carroceria de alumínio que é mais de 30 cm mais comprida que o carro original.
O que é clássico no original ainda é clássico na cópia. Os para-lamas capazes de devorar pedestres, as belas formas externas do habitáculo, o capô do tamanho de um campo de futebol, tudo continua. O mesmo não pode ser dito dos toques modernos, que incluem os estranhos faróis quádruplos, a trama na entrada de ar inferior e algo que tenta passar por um difusor.
No final das contas, doar uma Ferrari 456 para satisfazer mais um caso de nostalgia moderna não chega a ser uma grande perda e qualquer coisa com um V12 Ferrari e uma transmissão manual de seis velocidades é uma obra de arte.
Bom? Ruim? Quem se importa? É vermelho como as bochechas do bom velhinho em um mundo tomado pelo bege, e não fui eu quem gastou o suado dinheirinho nele. O que vocês acham?

2 comentários: