segunda-feira, 26 de setembro de 2011

10 GARAGENS DOS SONHOS.






Você não penduraria um da Vinci em seu porão, nem seu impecável supercarro naquele enorme recinto cheio de caixas e bicicletas velhas que você chama de garagem. Conheça dez das garagens mais criativas e invejáveis ao redor do mundo.

A garagem-condomínio

Porque é legal: mesmo sem uma vasta coleção, você pode descansar em uma casa em que o centro das atenções é a sua paixão – só não deixe a esposa saber disso. E o exemplo da foto noAutoMotorPlex reúne outros fanáticos com um gosto tão refinado quanto o seu.

A garagem de Ralph Lauren

Porque é legal: aqui, os limites entre garagem e museu começam a desaparecer. Como bem mostra a coleção de Ralph Lauren, uma vez que se tenha uma quantidade razoável de Alfa Romeos, Ferraris, Mercedes e Bugattis clássicos, você passar a ter algo que lembra mais uma galeria de arte. Ele já disse, “você não pode dirigir uma pintura”, sobre sua coleção, e é algo único poder ver uma coleção de obras da velocidade.
Sede da Rauh-Welt Begriff
Porque é legal: diferente do que se pode pensar, os Porsches widebody de Kashiwa no Japão não saem de ambientes hiperlimpos e esterilizados, e sim de um lugar que se parece uma oficina cheia de peças amontoadas como as que você vê na periferia de sua cidade. É aqui, entre garrafas de cerveja e máquinas caça-níqueis, que a elite dos 911s japoneses recebe seus enormes para-lamas.

A garagem de Glickenhaus

Porque é legal: não bastasse ter se consagrado por melhorar uma Ferrari, James Glickenhaus tem uma das coleções mais invejáveis do mundo. Ali, é difícil convencer seus olhos a tirar a atenção dos carros de Jim para ver os arredores. É como se o lugar fosse uma invenção dos seus pais para te convencer a estudar e ficar rico, um lugar repleto dos carros que povoam os seus sonhos com as 24 horas de Le Mans.

A garagem de Jay Leno

Porque é legal:  a quantidade e qualidade da coleção de Leno é tão impressionante que poderia tomar dois lugares nesta lista. Mas se Leno sempre consegue um espaço para outras máquinas incríveis em sua garagem-oficina, nós podemos relegá-lo a um único lugar nesta lista.

A casa F40

Porque é legal: podemos dizer que a garagem ideal é aquela que celebra a união do espaço habitável com o espaço do automóvel, algo que desafie as (pré-)concepções do que é uma garagem, mas com um pouco de criatividade e um bom sistema de ventilação, carros e seus donos podem conviver harmoniosamente. Quer algo melhor que uma F40 no meio da sala de estar para desafiar convenções?

Garagem da McLaren

Porque é legal: porque abriga todos os McLaren campeões de Senna. E de Prost. E de Lauda. E de Hamilton também. Hamilton que, por sinal, certa vez gravou um vídeo ali dentro, junto com seu colega Jenson Button. Como crianças, ambos não resistiram à chance de sentar um pouquinho no MP4/4 de 1988.

George Barber Vintage Motorcycle Museum

Porque é legal:  “andamos por um corredor para uma área lateral, até uma porta dupla sem identificação. Ele as abriu, e a visão à minha frente foi a coisa mais incrível que já vi. Um galpão, com quatro andares em duas paredes, e um número gigantesco de motos no térreo. Eu nem consigo começar a listar o que havia, máquinas das quais nunca ouvi falar, algumas sobre as quais li em recordes mundiais, outras que desejei. Foi inspirador, e saí sem palavras. CENTENAS de motos.” Isso é só um apanhado das histórias contadas por dois leitores. Se quiser ter uma ideia do que tanto os impressionou, confira o site do museu.

O Boxer sobre Brentwood

Porque é legal: “este é um espaço cujo único propósito é aproveitar o carro.” A descrição de Holger Schubert sobre sua sala, onde sua Ferrari 512 BBi “Boxer” divide com ele a visão do mar, poderia se aplicar a qualquer uma destas grandes garagens. Mas assim como a sala F40, não é bem uma garagem no sentido literal da palavra, mas algo mais próximo de um estacionamento de luxo.
Mesmo assim, nós admiramos carros de formas diferentes, alguns com salas modernistas, outros com graxa sob as unhas. Talvez Schubert não se enquadre na última descrição, mas sua dedicação é evidente, assim como sua Ferrari.

A oficina restaurada da década de 1930

Porque é legal: vimos diferentes estratégias para criar a garagem perfeita nesta lista: o exótico no centro da sala, a McMansão para seus supercarros, o templo impecável para ícones sem preço. Aqui descobrimos que estas abordagens diversas não precisam estar separadas. Esta oficina de funilaria e solda, restaurada em um vistoso templo para a cultura do carro tem uma história longa demais para este espaço, e fotos demais para exibir em uma galeria.
  
Se ainda não conhece, confira o lento processo de restauração desta garagem da década de 1930, e sinta o que são 48 toneladas de entulho sendo removidos de um lugar empoeirado e abandonado.
[obs: e antes que esqueçamos, temos a incrível garagem do Piquet, assunto de um post recente aqui no Jalop]
Crédito das fotos: Greg Jarem, AutoMotorPlex, AP, Greg MyersBrad TrentMister JalopyBMW Sauber F1Mike SchinkelDesignDriven, Thomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário