terça-feira, 23 de agosto de 2011

PASMEM, NOVO SISTEMA DE ABERTURA DE PORTAS.

O que é isso? Um automóvel sem portas? Não. É apenas um novo sistema de abertura de portas que promete revolucionar o design e o mercado automóvel. Conheça mais.



 Porta que desaparece


 Porta que desaparece

Não há nada de extraordinário na tecnologia utilizada. Portas deslizantes se usam há anos em edifícios e em veículos também. O mérito dos inventores foi ter aperfeiçoado o conceito de modo a conseguir aplicá-lo a todo o tipo de automóveis de um modo elegante e funcional. É claro que isto implicou alterações na base da plataforma para conseguir alojar os painéis deslizantes das portas, o que resulta em simultâneo no reforço estrutural do chassis com todos os benefícios que isso acarreta.

 Porta que desaparece

O primeiro grande aspecto positivo é a funcionalidade. As portas são accionadas por um motor eléctrico comandado por um pequeno botão na consola ou então com o telecomando. Em caso de falha destes sistema a opção manual está sempre disponível. O espaço necessário para estacionar passa a ser mais pequeno e a saída e entrada do automóvel bem mais fácil. Imagine-se, por exemplo, numa subida e uma porta convencional a abrir para o lado de cima... ou então a tentar abrir essa porta num dia de muito vento. Estes são problemas que a porta deslizante não conhece. Além disso, com a porta deslizante o espelho retrovisor permanece fixo e permite continuar a observar o trânsito na retaguarda.

Mas há mais vantagens. Em caso de colisão torna-se mais fácil e rápido remover pessoas de dentro do veículo. As portas possuem um sensor, semelhante aos dos airbags, que detectam o choque e soltam os fechos das portas numa fracção de segundo. Depois torna-se apenas necessário puxá-las para fora. E no caso de chover, será que os passageiros não levam um banho e o interior do automóvel fica inundado? De modo nenhum. Não só a abertura/fecho das portas é muito rápido como também pode sair e entrar no automóvel com o guarda-chuva aberto...

 Porta que desaparece

 Porta que desaparece

Este sistema de portas deslizantes está concebido para ser aplicado a todo o tipo de veículos de duas, três, quatro ou cinco portas na condição de possuírem uma plataforma adequada. O conceito tem futuro e já foi testado em veículos Ford com bons resultados. Espera-se que os fabricantes de automóveis o adoptem, mesmo sabendo, para isso, que é necessário reformularem os chassis dos seus modelos.

 Porta que desaparece

Link

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/07/abertura_porta_desaparece.html#ixzz1VpD8PzI6

Nenhum comentário:

Postar um comentário