quinta-feira, 4 de agosto de 2011

GUMBAL 3000 - BARCELONA.

Tharso Ferreira, que mora em Barcelona e teve a sorte de presenciar a passagem do famoso Gumball 3000 pela cidade no final de maio. Bom, deixo vocês com as palavras do Tharso…

Desde os meus 15 anos sempre fui um apaixonado por carros, e como conseqüência procurava saber dos eventos que aconteciam neste sentindo. Sou original de Volta Redonda/RJ, onde não é possível ver muita coisa interessante, ainda que a cidade tenha seus 300 mil habitantes e alguns endinheirados. Em 2004 mudei para Balneário Camboriú/SC, onde ganhei a oportunidade de “matar a vontade” de ver alguns carros que em outra situação não veria no RJ. A partir daí comecei a fotografar de maneira amadora o que me chamava mais atenção, ou em teoria os carros que eu mais gostava e fui postando em um fotolog que criei na época (http://www.fotolog.com/cars_bc). Em 2009 me mudei para Barcelona na Espanha para fazer meu mestrado e o meu doutorado e a melhor parte da mudança foi poder ver coisas que eu não via no Brasil. Barcelona é o tipo de lugar onde a todo momento você pode virar uma esquina e encontrar um Lamborghini, uma Ferrari ou Porsche. É possível esbarrar até mesmo com modelos mais exóticos como Pagani, Bugatti, entre outros. Muita gente com dinheiro, praia, e turistas de toda a Europa facilita tal visão.

Eu não me lembro de nenhum outro tipo de evento que me fascinava tanto quanto o Gumball. Lembro muito bem de estar no Brasil e ver pela internet os vídeos do rally e sonhar com um dia ver de perto. Bem o dia chegou, claro que não pude ir até Londres, mas felizmente o evento veio até mim.

No dia 27 de maio deste ano, o Gumball 3000 passou por Barcelona. O ponto de encontro foi o Hotel W (ou Hotel de Vela como nós chamamos aqui), um dos hotéis mais luxuosos e caros de Barcelona. De acordo com informações do próprio site do Gumball, os carros chegariam as 17 horas, então cheguei ao local 1 hora antes. Eu não sabia como as coisas funcionariam aqui em Barcelona, já que em Londres o evento toma grandes dimensões. Ao chegar perto do hotel já via gente com câmeras de um lado para o outro, o que me fez crer que estava no lugar certo.

Vivendo um tempo em Barcelona aprendi que existem lugares em que não se pode fotografar carros em Barcelona, já que nem todo proprietário fica feliz com isto. Aqui por exemplo há 3 grandes hotéis onde sempre conseguimos as melhores fotos. Dois deles é fácil e permitido tirar fotos dos carros, dificilmente alguém proíbe, já um terceiro é proibido. Enquanto me dirigia ao Hotel W eu não sabia até onde poderia chegar para tirar fotos, já que muitas vezes os carros vão para o estacionamento interno.

Quando cheguei no hotel, encontrei mais ou menos 200 pessoas, entre homens e mulheres fanáticos, esperando assim como eu, além de alguns oportunistas que só queriam ter a chance de ver algum famoso, como escutei um grupo de gurias que nem se interessavam pelos carros.

Até as 18 horas esperei sem que aparecesse nenhum carro do Gumball. Fomos informados por um dos organizadores do evento que os carros estavam “passeando” pela cidade e que não havia previsão de chegada. Nesse meio tempo, viamos um ou outro hóspede endinheirado saindo ou chegando no hotel, o que fazia o tempo passar agradavelmente. Alguns destes carros eram Aston Martin V8 Vantage, Porsche 911 Turbo Cabriolet, Lamborghini Gallardo Superleggera, Nissan GTR, Porsche GT3, BMW M3, Corvette Stingray, Lancer Evolution VIII, Ferrari Dino 246 GT, Shelby Cobra, Ferrari California e Dodge Challenger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário