sábado, 26 de novembro de 2011

FIAT 500 ABARTH 2012.

Os compactos de imagem dividem opiniões no Brasil. Uns acham um péssimo custo-benefício, outros querem exatamente isso para que gozem de uma certa exclusividade. O certo é que, cada vez mais, eles aparecerão nas ruas graças à queda de preço desses compactos, e o 500 tem papel importante nesse crescimento.
Fiat significa Fabbrica Italiana Automobili Torino e foi fundada por Giovanni Agnelli em 1899. Depois de quase 70 anos após sua existência, em meados dos anos 60, a Fiat, de todos os modos, tentou entrar no Brasil. Como a montadora italiana incomodou nos outros mercados, principalmente no europeu, as empresas automobilísticas já instaladas aqui no Brasil, se opuseram veemente contra esta manobra da Fiat. Algum tempo depois a Fiat conseguiu a aprovação, mas com algumas condições. De que a fábrica teria que ser ao menos 500 km de distância da Grande São Paulo e de que por um determinado tempo poderiam produzir apenas o 147, que Europa era conhecido como 800(Oitocento, uma alusão ao seu motor de 800 cilindradas) e não agradava nada. A empresa foi para Betim, Minas Gerais e foi criando carros em cima do projeto do 147. Foram criadas a Panorama, a Pick-up 147, a Fiorino e toda a linha Spazio, que era o 147 remodelado. Após terem se passado os anos do 147 os brasileiros que não podiam ter os fiats europeus, depois de alguns anos tiveram o Fiat Uno em 1984. Hoje em dia, o mercado brasileiro está em sintonia com a Fiat européia. Os mesmos carros Fiat europeus são vendidos por aqui, como por exemplo o Fiat Bravo o Fiat 500.
A reedição do carrinho popular italiano, o Fiat 500, ganhou um top de linha que foi concebido em conjunto com o designer Karl Abarth e recentemente apresentado no LA Auto Show. O Cinquecento Abarth é uma flecha, têm 160 cavalos de potência num motor turbo MultiAir 1.4. Para domar essa fera, a Fiat acrescentou um sistema de suspensão especial, um kit aerodinâmico, um novo sistema de frenagem e pneus Pirelli na roda de 16 polegadas ou 17 polegadas, em branco ou preto, dependendo da cor do carro. A maioria dos acabamentos internos desse top de linha são em couro e tem instrumentação de carro de corrida, como medidor de pressão do turbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário