terça-feira, 16 de agosto de 2011

A LENDA DOS CARROS NO CELEIRO.

Esta semana contei a surreal história dos carros de Jens Soresen, que ficaram “esquecidos” por 27 anos em uma revenda de carros. Eu já havia planejado contar a história que segue abaixo, mas ia fazê-lo apenas semana que vem, mas como os assunto surgiu nos comentários e eu sei que alguns usuários ficaram ávidos para saber mais a seu respeito, resolvi publicá-la ainda hoje. Mas antecipo, eu tenho uma terceira história de carros esquecidos, que vai ficar para semana que vem ;-)

Antes um aviso. Esta história, como vocês verão no decorrer do texto, “surgiu” meio que do nada. Não há nada. além da documentação fotográfica, que ampare os fatos aqui relatados. Nem mesmo o post original no forum português que cito, encontrei mais, isto posto, sigamos.

Imagine a surpresa. Você arremata uma fazenda em leilão com “porteira fechada” (tudo dentro da fazenda passa a ser, legalmente, seu), ao tomar posse, começa a pôr ordem na casa e descobre que um dos celeiros, o maior deles, tem uma forte porta de ferro, e que esta porta está soldada. Você contrata um soldador, que abre a porta com maçarico de acetileno, e descobre uma incrível coleção de carros, que recuperados, valem muito mais que a própria fazenda!

Austin A40 Somerset(direita) - olhando para o fundo da foto tem-se uma boa idéia da quantidade de carros encontrada no celeiro!

Os detalhes não são bem claros, e variam um pouco dependendo de onde você a encontre. Em alguns lugares eu encontrei como tendo ocorrido na Alemanha, outros como tendo ocorrido em Portugal. Em alguns locais eu encontrei como se os carros pertencessem a um dono de revenda de carros usados, em outros como pertencentes a um colecionador. Particularmente acredito que os carros pertenceram à um colecionador, pelo perfil dos automóveis que estavam estocados no celeiro, e português, visto que o primeiro local em que a história surgiu, no final de 2006, foi num fórum português. Segue pois, a versão que eu mais acredito.

A história por trás dos carros, é que a fazenda havia pertencido a um empresário que foi muito rico no passado, mas enfrentou uma grave crise financeira em algum ponto da década de 1970. Para proteger sua coleção de carros dos credores, ele os escondeu na dita fazenda. A crise passou, os carros foram ficando na fazenda, mas o empresário morreu e com ele morreu também a lembrança dos carros. Os anos passaram, e por um motivo qualquer a fazenda terminou indo a leilão, e parando nas mãos de alguém que em um simples abrir de portas, transformou-se em um novo colecionador de carros…

Seguem 54 fotos dos carros encontrados na fazenda, os nome dos carros estão acima das fotos, quando for possível identificá-los.

Volvo PV 444

Bristol 404 Saloon


Abarth 1300 Scorpione

Simca Coupe De Ville

Flaminia Coupe, um Lancia Appia, Morris Minor, Alfa Bertone

Saab 93, Alfa Berlina, Renault Dauphine, Opel Rekord , Rover P5 Saloon

Porsche 356

Hilmann Californian

2 velhos Formula 1, 2 Chrysler, Mercedes e Austin A30

Lancia Aurelia B20 2+2

Lotus Seven, 2 Alfa Bertone

Opel

Fiat Cabriolet (1200 e 1500) e Cortina MKII


Mini, Datsun e Rover P6

Fiat 508 Balilla Sport Spider, Mini e MG Magnette

Ford Taunus, Mercedes SE e BMW 02

356 Alfa Bertone

Austin, Alfa Giulia e BMW 501 V8

2 BMW E3 (2500, 2800 e 3000)

BMW e Rover 60

BMW 501 V8

Chevrolet Master

Aurelia B20

Lancia Appia

Porsche 356 e Volvo PV 544

Porsche 356


Lancia Flaminia Zagato

Alfa Bertone

Giulietta Sprint e Giulia Sprint Speciale (SS)

Giulia SS

Flaminia Coupe

Mini Cooper MKI

Alfasud 1.5, 2 Mercedes e Chevrolet Master

Aurelia

Elan e DKW 1000 SP

Giulietta, Lotus Europa, e Matra Djet

Alfa 1900 Super Sprint

Flaminia Coupе, Peugeot 504 cabriolet

Datsun Z and Renault 8

Alfa 1900 Super Sprint

Cooper MKI

Alfa

Fiat Topolino II, Triumph TR4 e Peugeot 202

Fatos e fotos: arquivo pessoal.

http://autozine.com.br/inusitados/a-lenda-dos-carros-no-celeiro

Um comentário: