domingo, 14 de agosto de 2011

Ainda competitivo, Piquet orienta




e não




dá mole para os filhos pilotos




Geraldo, primogênito do tricampeão de F-1 e na ativa na Truck, conta que pai não gosta de perder nem no autorama. Caçula Pedro é maior esperança

Por SporTV.comSão Paulo


Nelson Piquet e seus filhos no Linha de Chegada (Foto: SporTV)Nelson Piquet e seus filhos durante a
gravação do Linha de Chegada (Foto: SporTV)

Não basta ser pai, tem que participar. Este é o lema do ex-piloto Nelson Piquet, convidado do “Linha de Chegada” desta semana. Pai de sete filhos, sendo que deles três são pilotos, o tricampeão mundial da F-1 mostrou que continua competitivo, até mesmo com Pedro, seu filho mais novo, a esperança da família. A entrevista foi feita em Brasília, na garagem de carros antigos do patriarca, que cuida das preciosidades como hobby (veja o vídeo abaixo com o programa).

- No ano passado ele foi campeão no Centro-Oeste (de kart). Eu assisti à primeira corrida, e ele estava correndo igual a uma moça. Eu o chamei, e falei que se continuasse a correr daquele jeito teria de mudar de profissão. Ou você vai para rachar ou para com tudo - contou Piquet, em estilo parecido ao da época em que estava na ativa.

O resultado da conversa entre pai e filho surtiu efeito, na bateria seguinte Pedro mudou sua postura e conseguiu um segundo lugar após largar na última colocação.

Nelsinho, atualmente na Nascar, mas com passagem pela Fórmula 1, lembra que também já levou algumas broncas de seu pai. O que só fez com que o seu amor pelo automobilismo crescesse.

- Lembro que no início de minha carreira, levei algumas broncas quando cometia alguns erros. Nunca tivemos nada muito fácil. Sempre, no lado automobilístico, tive que gostar para continuar a pilotar - relembrou ele, que teve o pai ao lado no escândalo em que se envolveu, na corrida de Cingapura, em 2008, episódio que o afastou da categoria.

- Encaramos o caso juntos e conseguimos limpar o nome dele (Nelsinho). Ficou provado no tribunal quem eram os verdadeiros culpados, eles tinham de pagar (o ex-chefe da Renault, Flavio Briatore, foi banido do esporte). Isso foi até pouco divulgado - reclamou Piquet pai, em referência à coação sofrida pelo filho para bater na prova e ajudar o então companheiro Fernando Alonso.

Geraldo Piquet, filho mais velho de Nelson e piloto da Fórmula Truck, destaca que, até mesmo em uma disputa de autorama entre eles, seu pai é competitivo e não gosta de perder.

- Em tudo ele é muito competitivo. Até no autorama ele utiliza as manhas deles. Sempre foi muito competitivo - destacou Geraldo.

No entanto, elogiou a postura do pai e ressaltou que toda a cobrança recebida fez com que aprendesse a ter valores.

- É um pai duro quando precisa ser. É justo e nos ensina a ter valores. Não é porque temos o sobrenome que temos que tudo será fácil. Temos que lutar pelas coisas e correr atrás para saber caminhar - complementou.

Fonte http://sportv.globo.com/site/programas/linha-de-chegada/noticia/2011/08/longe-das-pistas-nelson-piquet-mostra-que-continua-competitivo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário