domingo, 14 de agosto de 2011

CINTO DE SEGURANÇA.

Atualmente, um dos pontos de maior evidência nos lançamentos de veículos são os ligados, direta ou indiretamente, à segurança. Novas tecnologias, tendências, sistemas eletrônicos de segurança entre muitos outros novidades que estão em moda, além de uma infinidade de siglas que equipam desde veículos básicos até os mais sofisticados.

Apesar de tudo isso, alguns equipamentos, encontrados em todos os veículos são muitas vezes esquecidos pelos usuários, como é o caso do cinto de segurança, talves o mais importante de todos.

Todos sabemos da obrigatoriedade do uso do Cinto de Segurança, porém, muitas vezes nos questionamos sobre a sua real necessidade, sendo que é muito comum vermos pessoas sem usá-lo tanto nos bancos dianteiros como, principalmente, no banco traseiro Pois bem, não devemos usá-lo apenas para não levar multas, mas sim para realmente aumentarmos nossa segurança em caso de acidentes.

Os veículos produzidos atualmente são, inclusive obrigados por lei, equipados com cinto de segurança de 3 pontos, geralmente retráteis. Mas vamos explicar o que são os 3 pontos. Este número define a quantidade de pontos de fixação, ou seja, um ponto é fixo na coluna lateral superior do veículo, o segundo fixo na lateral inferior do banco ou assoalho no lado da porta e o terceiro é onde fazemos o acoplamento.

Banco dianteiro com cinto de 3 pontos

A definição de retrátel, como o próprio nome diz, é a condição do cinto voltar a posição inicial de repouso automaticamente após ser desacoplado, como também permitir o movimento do corpo, mantendo uma pequena pressão sobre o mesmo. O funcionamento do sistema retrátel é muito simples, através de um pêndulo interno, que quando em uma posição estável do veículo, ou seja, em uma condição plana ou pequenos aclives e declives, mantem o sistema de roldanas do cinto livre, permitindo o movimento da cinta e consequentemente do corpo.

Em situações em que o veículo estiver sob forças severas, isto é, quando muito inclinado lateralmente, frenagem ou acerelações muito forte e principalmente em impactos, este pêndulo movimenta-se e trava o mecanismo impedindo o movimento da cinta e dos ocupantes. Após a estabilização do veículo, o sistema volta ao normal, ou seja, liberando o movimento do cinto de segurança. Alguns outros veículos ainda são equipados com o cinto sub-abdominal, o que dizer que sua posição fica abaixo do abdomem, este sistema não é tão eficiente quanto o de 3 pontos mas é de vital importância seu uso tanto como o outro sistema.

Alguns veículos equipados com Air Bag, ou até mesmo sem este acessório, são equipados com cinto de segurança com pré-tensionador, Vamos definir, no momento do impacto, os ocupantes do veículo tem uma tendência natural de serem jogados para frente e nestas situações existe um certo perigo de, quando do acionamento do Air Bag, haver um impacto dos ocupantes contra com o mesmo, ainda em processo de inflamento, e é neste momento que este dispositivo, chamado de pré-tensionador, entre em ação. Um explosivo, acionado em conjunto com o Air Bag, dispara uma mola acoplada ao cinto de segurança que irá puxa-lo evitando que o ocupante tenha um pequeno deslocamento para frente evitando um impacto com o Air Bag.

Conforme apresentado na edição anterior sobre Air Bags, existem cintos que possuem o Air Bag incorporado, este sistema difere dos atuais principalmente pelo sentido de enchimento. Em alguns veículos mais sofisticados, a fixação do cinto é feita no próprio banco, conforme ilustração. Para quem ainda tem dúvidas sobre a real necessidade do uso do cinto de segurança, algumas informações são úteis. Sem o cinto, as chances de se machucar em um acidente são 4 vezes maiores e não apenas para os ocupantes do banco dianteiro.

Os ocupantes do banco traseiro também são obrigados a usar cinto, inclusive crianças, pois durante o impacto, os ocupantes traseiros podem até mesmo matar os ocupantes do banco dianteiro, como no caso de uma certa princesa inglesa. Uma criança pequena solta dentro de um veículo pode morrer em um impacto de apenas 12 km/h, portanto NUNCA deixem crianças soltas nos banco traseiro, pois os bancos dianteiros não são colchões.

Sempre lembre de fixar muito bem a cadeirinha para crianças, elas são realmente necessárias pois possuem uma ergonomia adequada para elas, evitando lesões corporais mais sérias Os adultos que forem acompanhando as crianças também não podem esquecer de usar o cinto. JANAIS deixem crianças em pé no banco traseiro ou entre os bancos dianteiros,pois, em caso de acidentes elas, infelizmente, serão jogadas contra o painel e sofrerão ferimentos por irresponsabilidade dos adultos. Então, você acha que usar o cinto é apenas para não levar multas ?

Banco traseiro com cadeirinha para crianças

Maurício Miori
Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Automobilística
e-mail: mmiori@bol.com.br

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