sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ALFA ROMEO BAT.

Alfa Romeo Bertone BAT (1954)
O Alfa Romeo BAT é um protótipo que resultou de uma colaboração entre a Alfa Romeo a Bertone, nome que ainda hoje se mantém intimamente ligado ao design automóvel. Dessa colaboração nasceram 3 modelos, a saber: o BAT 5 em 1953, o BAT 7 em 1954 e o BAT 9 um ano depois em 1955.
O objectivo era desenvolver não apenas um automóvel moderno e de design marcante mas sim e acima de tudo um veículo com reduzido coeficiente de resistência aerodinâmica. Os modelos receberam o nome BAT, um acrónimo para “Berlinetta Aerodinamica Tecnica”.
A verdade é que o projecto, no que concerne ao referido coeficiente, foi um estrondoso sucesso. Com um coeficiente de arrasto de 0,19 (valor para o B.A.T. 7 de 1954), o BAT não deixaria de impressionar ainda nos dias de hoje. Só para que fique com uma noção do feito alcançado há mais de 50 anos, fica que, modelos de produção modernos têm valores aproximados de 0,30 e que o BAT da Alfa Romeo está mesmo entre os 20 carros conceptuais mais aerodinâmicos de sempre.
Para lá de tudo isto o BAT estava equipado com um caixa de 5 velocidades e um poderoso 4-cilindros que produzia mais de 90 cavalos que levava o protótipo até aos 200Km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário