quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FORD LANÇA NOVA GERAÇÃO DO ECOSPORT.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E FOTOS CLICA NO TÍTULO


O novo EcoSport, da Ford, é lançado na Índia e em Brasília, simultaneamente

Carro é apresentado simultaneamente no Salão de Nova Délhi, na Índia, e em Brasília


O novo EcoSport, da Ford, é lançado em evento na Índia e em Brasília, simultaneamente (Divulgação)

A Ford lançou o novo modelo de seu SUV EcoSport nesta quarta-feira no Salão de Nova Délhi, na Índia. O carro também foi apresentado, simultaneamente, em um evento em Brasília. Desenvolvido no Brasil, o EcoSport será produzido localmente, mas também na Índia e na Tailândia. O novo mapa de produção mostra a intenção da Ford em torná-lo um veículo global, segundo afirmou a própria montadora durante o evento na capital federal.

No Brasil, o novo EcoSport será produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia - e é o primeiro veículo global desenvolvido pelos engenheiros da unidade nordestina. Em dezembro, a Ford anunciou a construção de uma nova fábrica de motores na cidade, que deverá ter investimentos de 400 milhões de reais e capacidade de produção de 210 mil motores por ano.
Histórico brasileiro - O EcoSport nasceu nas mãos do engenheiro aposentado Luc de Ferran, ex-vice-presidente da Ford, pai do piloto da Fórmula Indy Gil de Ferran. Luc já tinha projetado para a montadora outros modelos, tal como o Ford Corcel II e o Ford XR3.

O EcoSport nasceu de um rabisco num guardanapo de restaurante, em 1996. O modelo foi o primeiro esportivo da companhia a utilizar um chassi monobloco compacto, projetado para oferecer comportamento equilibrado tanto no asfalto como na terra. “O segredo do EcoSport está na boa engenharia nacional. Nós sabemos para quem projetamos. Um bom engenheiro deve conhecer profundamente o cliente, ir até sua casa para identificar o que ele realmente gosta. Em seguida, basta mesclar o profundo conhecimento acadêmico com o lado prático e pronto: temos um bom carro”, explicou Luc ao site de VEJA.
A Ford revelou o novo EcoSport nesta quarta-feira (4), no Salão de Nova Délhi, na Índia. O SUV também está sendo mostrado nesta manhã em Brasília. A apresentação desse que é um dos lançamentos mais esperados para 2012 acontece simultaneamente em diversos mercados porque o novo SUV compacto será vendido em mais de 100 países. Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora, o carro vai ser produzido, inicialmente, no Brasil, Índia e Tailândia. A data de lançamento ainda é mantida em segredo, assim como o preço.

Esta é a segunda grande mudança na história do veículo 
Para a Ford do Brasil, o carro é um marco, pois coloca o país como um dos centros de desenvolvimento de produtos globais para a companhia norte-americana -são 5 ao todo. No entanto, o salão indiano foi escolhido como palco principal da estreia porque se trata do país onde a Ford tem forte foco de expansão; além disso, a expectativa é que o evento atraia 1,4 milhão de visitantes.
Para o mercado brasileiro, o carro começa a ser produzido em Camaçari, na Bahia, onde é feito o modelo anterior. "A meta da Ford é desenvolver carros globais, mas produzí-los perto dos mercados onde serão vendidos. O Brasil atenderá a demanda da América do Sul, a Índia, apenas o mercado indiano, por exemplo", disse Marcos de Oliveira, presidente da Ford do Brasil e Mercosul.

EcoSport é o primeiro carro global desenvolvido pela Ford em Camaçari
O novo EcoSport conta com a plataforma do New Fiesta, o primeiro que traz no DNA o conceito “One Ford”, de globalização dos carros da companhia.
No evento em Brasília, a montadora destaca que é a primeira vez que a engenharia de Camaçari desenvolve um carro global. "Esse nosso novo produto começa a nova realidade de globalização", afirma o diretor de assuntos corporativos da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb.


A montadora não revela quanto investiu no projeto do EcoSport
O presidente da Ford do Brasil destacou a importância do lançamento também para o desenvolvimento do país, já que a montadora anunciou em dezembro uma nova fábrica de motores em Camaçari, a primeira no Nordeste. A nova unidade custará R$ 400 milhões em investimentos e terá capacidade para produzir 210 mil motores por ano.
A montadora não revela quanto investiu no projeto do EcoSport, mas o presidente da operação no Brasil afirma que o montante está incluso nos R$ 2,8 bilhões destinados ao Nordeste entre 2011 e 2015. O total para o Brasil é de R$ 4,5 bilhões. "O Brasil é visto com bons olhos", diz Oliveira. A capacidade produtiva em Camaçari vai aumentar de 250 mil unidades para 300 mil.
Presente na apresentação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou que o lançamento de um produto feito no Brasil na Índia mostra a força dos países emergentes, que se desenvolvem mesmo em momento de crise, como acontece agora na Europa. "Não queremos ser um país de manufatura, queremos ser uma potência de dedenvolvimento. Este é o caminho que esperamos da indústria automobilística nacional. Este carro desenhado na Bahia terá muito axé."
A Ford do Brasil lançará também neste ano um terceiro veículo global. Entre os modelos aguardados estão o novo Ka e um modelo do segmento B, revelado ao G1 durante o Salão de Frankfurt. As informações são do Auto Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário