quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VIPER VOLTA EM 2012.


Engraçado né, garanto que 95% das pessoas que estão lendo esse post não possuem o sonhado dinheiro para comprá-lo, mas certamente estão felizes com a volta do clássico Viper, coisas que só quem é apaixonado por carros motosentende. O superesportivo começou a ser fabricado em 1991 e sua produção foi encerrada em julho de 2010, porém a Chrysler anunciou sua volta recentemente.
Conforme informações da Chrysler, o novo Viper deixará de usar o escudo da Dodge e seu nome passará a ser STR, que já era usado em sua útima geração (Viper STR10, foto acima). Os carros motos  fabricado na fábrica de Conner Avenue, em Detroit, que será reativada e terá seus 150 funcionários recontratados. Nessa planta ele foi fabricado de 1995 até sua descontinuação em 201o.
Debaixo do capô certamente teremos um motor V10 de brutais 600 cavalos, tradição dos Vipers. Sua aparição deve acontecer no Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em abril de 2012. Só lembrando que o novo Viper STR será comercializado como modelo 2013.
Um pouco da história desse clássico americano:
O Viper foi concebido inicialmente em 1988, na Chrysler Advanced Design Studios. Em fevereiro do ano seguinte, Bob Lutz, presidente da Chrysler, sugeriu a Tom Gale, da Chrysler Design, que a empresa deve considerar uma produção de um modelo Cobra ‘moderno’, e um exemplar de argila foi apresentado ao Lutz alguns meses mais tarde. Logo em seguida o carro foi apresentado como conceito no North American International Auto Show em 1989, uma espécie de Salão do Automóvel. A aceitação do público ali presente foi tão positiva que Roy Sjoberg, engeheiro chefe, decidiu que ele entraria em produção.
Este conceito foi originalmente chamado de Copperhead (uma cobra venenosa dos EUA) devido a sua aparência que remetia as características dos répteis, mas acabou sendo alterado para Viper, vindo a se tornar um ícone dos superesportivos da época. Apesar dele ter sido mostrado em 1989, o Viper só começou a ser comercializado pra valer em 1992. De lá pra cá, foram cinco gerações, terminando agora em 2010 como eu havia dito no texto acima.
O primeiro Dodge Viper:
Via Autonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário