quinta-feira, 28 de julho de 2011



A PUMA foi a marca brasileira a produzir o maior
número de automóveis esportivos, os modelos
mais conhecidos são: Puma GT, Puma GTE
(este é o modelo que foi produzido em maior quantidade)
e Puma GTB. Utilizou em seus automóveis mecânicas
Volkswagen (4 cilindros), General Motors (6 cilindros)
e DKW (3 cilindros). Houve ainda caminhões
de pequeno porte Puma.
O Puma teve origem para as pistas.
O projetista “Rino” Malzoni desenvolveu um protótipo em metal,
que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, sue estréia foi
em Interlagos no Grande Prêmio das Américas.
O nome Malzoni foi posteriormente adotado para
designar o esportivo.
O conceito que estabeleceu e utilizou até 1995:
projetar e fabricar carroceria em Fibra de vidro,
montar esta carroceria sobre plataforma de
veículo de passeio, com motor e suspensão
modificados para melhor desempenho e agregar
um acabamento compatível com um carro de
proposta esportiva.
Este conceito, além de manter o automóvel em
produção durante trinta anos, viabilizou a criação
de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões.














Os Primeiros Puma GT ficaram conhecidos como Puma DKW.
Os Automóveis da marca Puma modelos GT a partir de 1968 e
GTE até 1976 são conhecidos como “Puma Tubarão”.
Automóveis Puma foram exportados de 1970 a 1985 e
produzidos na África do Sul sob licença.
Os modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros
ficaram conhecidos como: Puminhas.

Histórico

Em 1964 O modelo GT Malzoni deu origem a uma seqüência
de modelos que procuravam seguir as tendências de design
e tecnologia mecânica de cada época, e ainda permitiam que
a produção se adaptasse à disponibilidade de fornecedores e peças.















Em 1966 surgiu o Puma GT (DKW), era basicamente o GT Malzoni com retoques estéticos.
Em 1968, a plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen.
Em 1970, o Puma GT passa a ser denominado Puma GTE.
















Em 1971 é lançado modelo conversível, denominado
Puma GTE Spider.
Em 1973 é lançada uma nova carroceria, apesar de
muito similar era mais aprimorada nos detalhes.
O conversível passou a se chamar Puma GTS.
Em 1974, é lançado o Puma GTB, que utiliza plataforma
Chevrolet Opala.
Em 1976, houve nova mudança de plataforma dos
modelos GTE e GTS, passando a ser utilizada a do
veículo Volkswagen Brasília.
Em 1980 são anunciadas tres novidades: é lançado
o modelo P018, o modelo GTE passa a ser denominado
GTI e o modelo GTS é rebatizado como GTC.
Em 1986, em consequencia de dificuldades financeiras,
a PUMA vende suas marcas e patentes para a Araucária
Veículos, que fabricaria um pequeno número de veículos
Em 1988, a produçao dos modelos PUMA passa para
a Alfa Metais Veículos, que produziu os modelos
AM1, AM2, AM3, AM4 e AMV.



















Em 1995, foi vendido o último automóvel com a marca
Puma, um AM-4 Spider;
Em 1997, a Ford produz, na Espanha, o Ford Puma
entre 1997 e 2001;
Em 1999, foi vendido o último caminhão com a
marca Puma, modelo 7900.
A Puma nunca foi da Fiat nem teve motores Fiat,
somente Dkw posteriormente Volkswagen e nas
GTBs mecânica Chevrolet de Opala 6 Cil.

Volumes de produção

Brasil
Ano Produção (unidades) Observações
1964/1965 15 GT Malzoni
1966 34 GT Malzoni e GT DKW
1967 125 GT DKW
1968 151 GT VW
1969 272 GT VW
1970 202 GTE VW
1971 323 GTE VW e GTS (Conversível)
1972 484
1973 771 GTE/GTS e GTB
1974 1.137
1975 1.583
1976 1.911
1977 2.898
1978 3.390
1979 3.595
1980 3.042 GTI e GTC
1981 929
1982 471
1983 146
1984 33
1985 10 Fechamento da fábrica de São Paulo
1986/1987 15 Araucária Veículos
1987-1993 200 Alfa Metais
[editar]África do Sul
1973/1974 357 Durban
1989-1991 26 Verwoerdburg
Resumo por país
Brasil 21.733
África do Sul 383
TOTAL 22.116
[editar]Produção por modelo (Brasil)
Modelo Unidades fabricadas
GT Malzoni 49+1=50
DKW Puma GT 125
GT 1500 423
GTE 8.800
Spyder 223
GTS 7.077
GTI 610
GTC 1.740
GTB S1 701
GTB S2 888
[editar]Atualmente

A disponibilidade de peças de reposição, aliada à
durabilidade da carroceria de fibra de vidro,
contribuem para facilitar a manutenção de um PUMA,
permitindo que admiradores e colecionadores
mantenham seus PUMA em condições de apresentação
e utilização.
Ainda é possível se encontrar carrocerias:
Puma AM3 e AM4 a venda, trata-se de produtos
da época do encerramento da produção da fábrica,
que não foram montados.
Na África do Sul, estão sendo produzidas carrocerias
e comercializadas como Kit para serem montadas sobre
a plataforma de Fuscas.

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