terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GM DESENVOLVE JANELA INTERATIVA. VEJA O VIDEO.


A General Motors desenvolve um modelo de janela para o banco traseiro do carro que funciona como uma tela sensível ao toque. Chamado Windows of Opportunity (algo como Janelas da Oportunidade) o sistema foi criado em uma universidade de Israel. No ano passado, a Toyota já havia mostrado uma proposta semelhante, desenvolvida na Europa.


janela GM (Foto: Divulgação)Janela interativa permitiria troca de mensagens com quem está em outros carros (Foto: Divulgação)
Estudantes do Laboratório do Futuro da Academia de Arte e Design Bezalel foram desafiados pela GM a criar conceitos para que os passageiros do banco de trás, especialmente crianças, tivessem uma experiência mais enriquecedora na estrada. A montadora pediu aos estudantes que criassem telas interativas capazes de estimular a atenção e a curiosidade, além de aumentar a conexão com o ambiente externo. Os criadores tiveram liberdade para desenvolver o sistema porque sabiam que a GM não tem planos de colocá-lo no mercado de imediato.
janela GM (Foto: Divulgação)Personagem Otto interage com a paisagem (Foto: Divulgação)
Um dos aplicativos presentes na janela interativa é o personagem Otto. Projetado sobre a paisagem, ele responde à performance do carro, ao clima e ao ambiente externo. Com ele, diz a GM, os passageiros podem aprender sobre meio ambiente de forma divertida.
Outro aplicativo, Foofu, permite que os ocupantes utilizem os dedos para desenhar ou explorar o conteúdo, assim como no projeto da Toyota.
janela GM (Foto: Divulgação)Em outra função da janela, é possível fazer desenhos com o dedo   (Foto: Divulgação)
O app Spindow permitiria que os passageiros "espiassem" a paisagem das janelas de outros usuários do sistema ao redor do mundo, em tempo real. Outro, chamado Pond, facilitaria a troca de mensagens e de músicas com outros caros na estrada.
Para demonstrar o funcionamento, os estudantes criaram um protótipo em escala real de um banco de trás e da janela de vidro comum e, a fim de transformá-la em uma tela interativa, utilizaram um sensor de movimento e um óptico desenvolvidos pela EyeClick.
janela GM (Foto: Divulgação)Neste exemplo, passageira vê a paisagem da janela de outro carro que tem o sistema (Foto: Divulgação)http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/01/gm-desenvolve-janela-interativa-para-carros-veja-video.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário