segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AUDI A1 PREPARADO.

<b>Audi A1 preparado foi parar nas mãos da H&R: o baixinho ficou mais invocado</b>


Para a nossa alegria, o A1, compacto da Audi, já começa a rodar no Brasil -- cheio de estilo, ele é uma resposta ao Mini, hoje da BMW. Você viu o modelo da foto e deve estar se perguntando: "O carro mal chegou ao país e já tem gente investindo em modificações"... Acredite ou não, mas o carro acima foi um presente da fabricante de molas e amortecedores H&R a seu representante brasileiro. "Nos presentearam com o Audi do jeito que ele está. Rodas, suspensão, preparação... Veio prontinho, direto da Alemanha", diz Márcio José Franz, da H&R Springs Brasil.


Melhor do que isso, apenas seu parceiro de cenário (e também garoto-propaganda da marca): um A4 Avant equipadíssimo, com direito a bodykit belga e insígnias da linha S -- outro presentinho da empresa alemã! Mas por que a fabricante tem feito tantos agrados para sua representante brasileira? Simples: o desempenho da representante nacional da empresa foi espetacular e essa foi a forma de estimular o pessoal para uma contínua ascensão.

O visual de ambos é o mesmo dos padrões gringos: suspensão baixa, rodas grandes e largas e aspecto limpo. A cor branca da carroceria, aliás, está em alta mundo afora -- e bastante sugestiva por aqui! A mecânica do A1, nesse caso, permanece original, com bons 122 cavalos no motor 1.4 TSFI Turbo a gasolina com injeção direta. Porém, uma central M-Cantronic, da gringa MTM, foi enviada no mesmo pacote, mas ainda não está instalada. Com ela, segundo o fabricante, a potência subirá aos 160 cv, tornando os rolês ainda mais emocionantes! Afinal, o Audi já vem munido de câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete velocidades, com opção de trocas atrás do volante. É uma em cima da outra, literalmente.
  • João Mantovani/UOL
    Roda aro 19 da A4 Avant, que ficou nervosa a ponto de merecer emblemas da linha S
Tanto o A1 como o A4 são equipados com o que há de melhor em sistema de amortecimento H&R. "O A1 ficou simplesmente demais de dirigir com a nova suspensão. Originalmente, o carro é ágil demais. Com esse kit, ele ficou muito mais arisco. Seu comportamento é bem próximo ao de um carro de corrida", diz Franz.
Como o sistema de amortecimento não veio montado no carro, Franz fez questão de testar na pista a performance do conjunto. Assim, ele e a equipe da H&R Brasil levaram o pequeno rojão ao AIC (Autódromo Internacional de Curitiba) para realizar um "antes e depois". O resultado é surpreendente: original, o Audi realizou o percurso de 3.695 metros em 1 minuto e 55 segundos. Com o novo sistema, batizado de Monotube Coilover,  ele baixou para 1 minuto e 47 segundos! Segundo Franz, o conjunto utilizado no A1 é para uso misto (pista e rua) e rebaixa a carroceria entre 3 e 7 centímetros. Os pneus são baixos Hankook 225/35, montados em rodas BBS aro 18 polegadas.

"Já tive diversos carros fortes, com potência acima dos 200 cavalos, e uma coisa eu posso garantir: quem dirigir um A1 cairá de costas. Seu desempenho é fora de série, mesmo quando original. É um lobo em pele de cordeiro", brinca Franz. Segundo ele, além da central eletrônica, mais peças serão incorporaradas ao Audi, como o bodykit original de fábrica, com saias laterais, aerofólio e spoiler dianteiro -- esse, de fibra de carbono. O difusor de ar no parachoque traseiro, todavia, foi um agrado da Audi para o pessoal daqui: "Esse componente é um acessório opcional. Como a H&R tem grande parceria com a montadora, veio de brinde", comemora o representante.
PERUA NERVOSA
E foi por meio dessa "intimidade" com a Audi que ele resolveu preparar a station A4 Avant, nos mesmos moldes do A1. "Quando fomos para a Alemanha a convite da H&R, conhecemos também a Caractere Automobile, empresa responsável por equipar carros da Volkswagen, Porsche e Audi (todas do mesmo grupo). Ela desenvolve kits esportivos junto às montadoras, com padrão original". Como no Brasil a H&R tem como carro-chefe o A4, Franz uniu o útil ao agradável: montou um modelo com tudo do bom e do melhor! "Vendemos muitos conjuntos de suspensão esportiva para os A4. Agora, quando um cliente nos procura para saber os benefícios do componente, o levamos para um passeio na perua e tudo fica claro", afirma Franz.
A perua também tem bodykit Caractere (com grade, parachoque dianteiro, saias, aerofólio e difusor traseiro), suspensão coilover regulável e "sapatos esportivos" -- nesse caso, são aro 19", de Audi Q5. As rodas foram adquiridas pela Motor Crazy, assim como o sistema de escape Remus (a empresa é representante oficial da marca no Brasil). Com ronco grosso e encorpardo, o "pseudo S4" (já que carrega apenas os emblemas) faz miséria na pista! De acordo com Franz, um chip Oettinger, instalado na Italiano Competições, alterou a potência do quatro cilindros 2.0 Turbo: os 183 cavalos originais se transformaram em ótimos 270 cv!
Além de todos esses atributos, ele ainda tem uma "leve vantagem" sobre o A1 no item som e entretenimento! Na Rally Som, a station recebeu um sistema de alta potência, com direito a caixa selada discreta, falantes  nas portas e multimídia no painel. "Além de tocar muito forte, o som ficou extremamente clean, como havíamos pedido ao pessoal da Rally", encerra Franz.

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