quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TUNING ROSA SHOCK.

Susannah Kirstine e seu namorado param em um posto de gasolina, em Toronto no Canada, para abastecer o carro. A estudande de 22 anos, sai do carro, e caminha pra dentro da loja de conveniência para pagar. Enquanto ela está la dentro, seu namorado espera do lado de fora, quando um cara se aproxima e faz uma pergunta. “Qual o offset das suas rodas? Você que montou o carro inteiro?”. O namorado dela responde, “Eu não fiz merda nenhuma nesse carro”, e aponta pra susannah dentro da loja. “O carro é dela!”.
É muito comum de acontecer esse tipo de confusão, e ela encara com bom humor. “Muitos caras sempre fazem perguntas pro meu namorado. E quando eu posto fotos na internet, muitas pessoas acham que sou homem, e perguntam porque eu pintei as rodas de rosa.” Ela da risada.
Susannah não é uma simples entusiasta. O GTI 2001 foi totalmente montado por ela mesma, quebrando unhas e tudo mais. As únicas partes que ela precisou de ajuda foram motor e câmbio, ou então quando precisava de força extra. Tirando isso, tudo foi feito com muito suor e lágrimas.

A paixão pelos carros ela herdou de seu pai, um ex-piloto de corrida da Trans-Am, que colocou ela dentro de carros desde muito cedo. Quando ela fez 17 anos, finalmente chegou a sua vez. “No começo eu queria um Acura RSX, mas o preço estava fora do meu orçamento. O GTI era o mais barato que eu podia comprar e eu gostei do estilo hatch dele. Este é o meu primeiro carro, e está sendo montado lentamente”, explica ela.
Pelos próximos cinco anos, o MK4 vai se transformar de original para um super MK4. O projeto começou com um jogo de rodas OE, suspensão e escape. Mas o mundo gira… “Eu queria só um Euro Style simples, nada muito top.” Conta ela. “No Canadá, tem muitas pessoas com body kits. Eu queria alguma coisa mais OEM, que não estava sendo muito usado aqui. Eu não me preocupei com velocidade.”
Dois elementos chave levariam o carro dela mais além: as rodas e a stance. Depois de começar com um kit básico de suspensão, ela o substituiu por um kit de coilovers e agora está montado com suspensão a ar. “Quando eu montei a suspensão a ar, isso tornou a minha vida muito mais fácil. Eu consigo andar no centro de Toronto onde as ruas são uma merda.”


“Eu vendi meus coilovers e montei a suspensão a ar eu mesma. O pessoal estava cobrando 3.500 dólares pelo kit, mas eu instalei o meu por menos de 2.000,” explica ela.
A Altered Altitude Customs providenciou o compressor, cilindro, válvulas ajustáveis e as bolsas de ar traseiras da Firestone. Todo sistema usado na frente foi conseguido na Bagyard. Quando estava com todas as peças, ela instalou o kit com a ajuda do Mike Joe, na garagem da casa dos pais dela.
Os controles estão escondidos no console central, enquanto os relógios que monitoram a pressão das bolsas estão no porta luvas. Susannah optou por um sistem onde cada bolsa pudesse ser usada de forma independente. Ela diz que esse setup deixou a dirigibilidade melhor e pode controlar melhor a altura do carro.
Baixo o suficiente pra raspar em insetos no asfalto, as rodas eram o próxima objetivo e susannah conseguiu na sua terceira tentativa. “Eu gostei das BBS RS aro 17 depois de ver no GTI do meu amigo Milos Cadikovski,” diz ela. “Eu sabia que era elas que eu realmente queria, mas o pessoal estavam pedindo 3.500 dólares por elas. Então eu sai pesquisando e encontrei essas. Vendi as minhas Rial Nogaro e peguei essas RS por apenas 300 dólares a mais.”


Com a intenção de reformar-las, Susannah desmontou as 17×7″ da frente e as 17×8″ de trás. Ela queria bordas maiores, center caps raros e uma cor o mais exclusiva possivel. Então ela remontou as rodas ela mesma, começando por novos lips da Racing Tem Hofmann da Alemanha. “Foram diversos ajustes pra chegar no resultado atual, e eu gostaria que as bordas ficassem com 3.5″ atrás, mas elas estão com 3″ atrás e 2.5″ na frente”, diz ela. Isso alterou a tala das rodas da frente para 9″ e as traseiras para 10.5″.
Cada parafuso foi limpo e polido, enquanto os center caps originais foram substituídos por “flat caps”, que eram raros na época. Então os centros receberam a pintura na cor rosa. De acordo com Susannah, a cor é magenta, mas a intenção dela era deixar mais brilhante, mas esse tom foi o mais próximo que ela conseguiu chegar do que queria.
As rodas foram montadas com pneus 205/45 na frente e 215/45 atrás, ambos Falken FK-452, stretch no limite.
A montagem foi difícil, especialmente com a baixa altura e as bolsas de ar vazias, então os paralamas tiveram de ser devidamente trabalhados. A frente foi rebatida, enquanto os traseiros puxados para fora, de acordo com a dona. “Cada milímetro foi calculado, Eu rebati os paralamas com uma fender roller e um soprador térmico. A parte de dentro foi dobrado, não cortada”, explica ela. Mesmo assim, foram tirados 4mm do cubo para ficar “no jeito”.


Baixo, largo e com pneus stretch, Susannah conseguiu seu objetivo. Mas vieram outras grandes idéias, então o projeto continuou.
Durante um dia de descontos da loja RPI Equipped, ela adquiriu o  parachoque traseiro no estilo EURO. O frontal, também no estilo EURO e as saias 4Motion também foram conseguidos mais em conta. Para um visual mais limpo, uma grade sem o badge da VW e um par de retrovisores foram adicionados a lista. Os entalhes do parachoque e o capô foram preenchidos adequadamente.
Para finalizar o exterior, Susannah deixou as borrachas dos parachoques pretas e texturizadas como nos carros europeus. “Na época, eu não via muitos GTI’s com borrachas pretas, então fiz para ser diferente. Mas acabei odiando por causa do trabalho que deu ficar lixando para dar a textura”, conta rindo.
Seu MK4 finalmente estava com um visual mais OEM e uma stance super agressiva, mas uma série de infortúnios forçou-a a fazer um upgrade no motor e no câmbio, duas coisas que ela não se preocupava tanto.
“A primeira marcha foi pro saco e a turbina original não estava boa. Estava fazendo um barulho estranho, então encostei o carro durante o inverno e economizei meu dinheirinho.”
Ela descobriu que era mais fácil comprar um câmbio novo, do que arrumar o antigo. Então ela conseguiu as peças na SEM Motorsports e trocou por um O2M manual de seis velocidades. O amigo Milos ajudou novamente na instalação.
Quando ia trocar a turbina, apareceu uma ótima oportunidade de pegar um “big-turbo kit”. Isto incluia uma turbina GT3071R com um coletor de admissão Ross Racing e flauta de combústivel com bicos injetores de 630cc, uma nova ECU e chicote AWP do modelo mais novo. Para restringir menos os gases do escape, um downpipe de 3″ feito a mão foi conectado a um escape de 2,5″ Eurospec.


Depois a SEM Motorsports instalou o hardware, um Unitronic customizável em sua última versão para garantir ótimas condições para o uso diário.
Usando 19psi e gasolina de 94 octanas, o 1.8T bateu nos 301whp. “Todo mundo queria que eu aumentasse pra 23psi, mas eu nao queria quebrar nada. Eu nao queria uma biela abrindo um buraco no meu bloco, então vou esperar pra quando eu montar as forjadas. Também estou usando a embreagem original, outro motivo para eu usar uma pressão baixa”, admite ela.
Para deixar o cofre mais limpo, ela usou a cobertura do motor do S3 pintada de rosa, para combinar com as rodas.


Foram incluídas algumas alterações de última hora, como discos de freio Brembo perfurados, linhas de freio de aço inox, interior 20AE e um botão “FUNK” personalizado no painel, que é responsável por desligar o controle de tração.
“Eu montei o carro pra andar baixo e devagar. Potência eu uso pra ultrapassar as pessoas na estrada, e não preciso de 600hp pra isso!” Diz ela com razão.
O GTI foi o carro de uso diário dela até o inverno de 2008. Agora ela tem uma BMW E30 pra brincar além de uma E46 330ci Cabrio que está por vir. Ela pretende mexer nas BMW’s de forma semelhante, mas também tem planos pra reformar o GTI num futuro próximo. “Eu estou calculando uns 400cv na roda com um pouco de acerto e as peças forjadas. Também pretendo tirar o motor, deixar o cofre bem limpo e mudar a cor do carro”, conta ela.
Para um primeiro projeto, Susannah provou ser um “peso-pesado” na cena VW. Só não vá achar que o carro é do namorado dela!
Texto Original: Sam Du para www.eurotuner.com
Tradução: Equipe zerOnze


Nenhum comentário:

Postar um comentário