quinta-feira, 7 de julho de 2011

Comparativo - Agile x Punto - Lista de equipamentos e ficha técnica

No disputadíssimo segmento de hatches sofisticados, a General Motors marca presença com seu recém-lançado Agile, enquanto a Fiat ataca de Punto.
Veja quem vence o duelo:

O Agile, apresentado em 2009, foi o mais importante lançamento da GM do Brasil nos últimos anos. Na verdade, o primeiro depois de um longo jejum que a deixou com a mais ultrapassada linha de modelos do nosso mercado. É primeiro filho de uma nova família que terá vários irmãos. A rigor, um Corsa atualizado.O Punto veio preencher uma lacuna na gama Fiat, a do hatch sofisticado, entre o Palio e o Stilo. Não dá origem a uma família, mas gerou o Linea, seu modelo de três volumes.O projeto do Agile foi desenvolvido pelo centro de estilo da GM no Brasil. Pode ter altos e baixos, mas o resultado final é muito bom e seu diretor de design (Carlos Barba) merece cumprimentos. Mas competir com Giorgeto Giugiaro é briga ruim...


A faixa de preço é a mesma: com motor 1.4 (única, por enquanto, do Agile), ambos custam cerca de R$ 40 mil.Duelo compactoAgile tem mais espaço interno e desempenho melhor do que o Punto, que se destaca pelas linhas da carroceria, acabamento interno e segurançaDesempenhoO motor 1.4 da GM supera o da Fiat. Tem mais potência e torque, o que deixa o Agile mais esperto que o Punto.

Tem melhor arrancada e retomada. O Punto oferece o excepcional motor 1.4 turbo da FPT, importado da Itália, na versão T-Jet. Mas o comparativo é de ambos equipados com o 1.4 simples.Agile 8 Punto 6MecânicaO motor da GM é melhor.

Mas suspensão, caixa e freios da Fiat formam um conjunto mais harmonioso que dá o troco... A estabilidade é ponto forte do Punto e fraco do Agile, que “ginga” até em linha reta e não inspira confiança nas curvas.Agile 6 Punto 8SegurançaAmbos deixam a desejar nas versões mais simples. Pelo menos a Fiat não se esqueceu do apoio de cabeça central no banco traseiro.Agile 6 Punto 7Espaço internoO projeto do Agile privilegiou o espaço no habitáculo e os joelhos de quem vai atrás agradecem à GM os três centímetros a mais de entre-eixos. É nítida sua superioridade em relação ao Punto.

Agile 8 Punto 6



Conforto/acabamento

A GM caprichou no projeto mas "amarrou" no acabamento.

O carro deixa muito, mas muito a desejar em termos de material, folgas entre partes da carroceria, arremates, borrachas e plásticos. E na praticidade: para abrir a tampa do porta-malas, por exemplo, só com a chave que destrava, sem nenhum botãozinho, alavanca interna ou externa, maçaneta, nada para ajudar a dona de casa carregando embrulho.

Um horror... O Punto pode não ser um campeão, mas é correto no quesito.

Agile 4 Punto 8Porta-malasÉ difícil de abrir, mas não falta espaço no Agile, campeão da categoria. O do Punto é razoável, mas fica devendo dezenas de litros para o concorrente.

Agile 9 Punto 7EstiloApesar da subjetividade, há um consenso de que o carro da GM tem linhas interessantes, modernas e harmoniosas, mas o "bocão" na dianteira é incoerente.

Dá a impressão de que a grade foi aproveitada de um carro maior.

Os italianos continuam insuperáveis quando o assunto é estilo.Agile 7 Punto 9Custo/benefícioNa hora do vamos ver e da racionalidade, considerando-se as exigências básicas do consumidor brasileiro, o Agile leva a melhor.

O Punto mexe mais com o emocional: quem dá valor ao tesão por automóvel leva o Fiat.

Agile 8 Punto 7TotalAgile 56 Punto 58





EquipamentosChevrolet Agile 1.4 flex LTZDe sérieConforto/conveniência – Direção hidrúlica, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de ventilação com ar quente, computador de bordo, controlador de velocidade (piloto automático), CD Player/MP3 com Bluetooth e USB, vidros dianteiros com comandos elétricos, coluna de direção com ajuste de altura, banco traseiro 40/60 com encosto rebatível e dianteiros com encosto reclinável, retrovisores externos com acionamento elétrico.Segurança – Limpador/desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina, travas elétricas nas portas, alarme.Aparência – Rodas aro 15 polegadas de alumínio.OpcionaisAr-condicionado, airbag duplo, freios ABS, lanterna traseira de neblina e vidros traseiros com acionamento elétrico.



Fiat Punto ELX 1.4 flexDe sérieConforto/conveniência – Ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; computador de bordo; comandos internos de abertura de porta-malas e tanque de combustível; direção hidráulica; My Car Fiat; relógio digital; trava elétrica das portas; vidros dianteiros com acionamento elétrico e coluna de direção com regulagem de altura e distância.Segurança – Alerta sonoro de velocidade e manutenção programada; três apoios de cabeça no banco traseiro; terceira luz de freio; faróis de neblina; imobilizador eletrônico de motor; limpador e lavador do vidro traseiro com acionamento automático à ré; vidro traseiro térmico;Aparência - Maçanetas, para-choques e retrovisores na cor do veículo; vidros laterais traseiros e da tampa do porta-malas escurecidos


OpcionaisAir bag para motorista e passageiro ABS; Blue&Me (sistema baseado no Windows Mobile com porta-USB e viva-voz com tecnologia Bluetooth e volante em couro com comandos de rádio e telefone); retrovisores elétricos; pré-disposição para som com antena e alto-falantes; rádio CD com MP3 e RDS integrados no painel; bancos e painéis de portas revestidos parcialmente em couro bicolor; rodas em liga leve; sensores de estacionamento, crepuscular, chuva e retrovisor interno eletrocrômico, chave canivete; teto solar elétrico Skydome; retrovisores externos com comando elétrico; vidros elétricos traseiros; vidros laminados nas portas laterais; viva-voz com tecnologia Bluetooth e volante revestido em couro e comandos para rádio.Quanto custa?A versão de entrada do Agile, a LT, tem preços que vão de R$ 37.708 a R$ 39.739. Já a versão testada, a LTZ, vai de R$ 39.601 a R$ 43.515 (com todos os opcionais).

O Punto ELX 1.4 flex tem preço básico sugerido de R$ 41.550e completo, de R$ 58.837.
Ficha técnicaChevrolet Agile 1.4 FLEX LTZMotorDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.389cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 97cv (g) e 102cv (a) a 6.000rpm e torques máximos de 13,2kgfm (g) e 13,5kgfm (a) a 3.200rpmTransmissãoTração dianteira, com câmbio manual de cinco marchasSuspensão/rodas/pneusDianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, com braços oscilantes/ 6,0 x 15 polegadas (liga leve) / 185/60 R15DireçãoDo tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulicaFreiosA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS (opcional)CapacidadesTanque , 54 litros;porta-malas, 327 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 425kg; peso, 1.075kgDesempenhosVelocidade máxima (km/h) (**) 165 (g)/166 (a); aceleração até 100 km/h (s) (**) 13 (g)/12,5 (a);consumo cidade (km/l) (**) 12,1 (g)/8,4 (a); consumo estrada (km/l) (**) 16,2 (g)/11,2 (a)Dimensões (A x B x C x D x E) (m) (*)3,99 x 1,68 x 1,47 x 2,54 x 1,90Fiat Punto ELX 1.4 FLEXMotorDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, que gera potências máximas de 85cv (g) e 86cv (a) a 5.750rpm e torques máximos de 12,4kgfm (g) e 12,5kgfm (a) a 3.500rpmTransmissãoTração dianteira, com câmbio manual de cinco marchasSuspensão/rodas/pneusDianteira, tipo McPherson, independente, braços oscilantes ligados a uma travessa com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, travessa de torção de seção aberta/ 6,0 x 15 polegadas (em liga leve) / 195/60 R15DireçãoDo tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulicaFreiosDisco na dianteira e tambor na traseira, com ABS (opcional)CapacidadesTanque, 48 litros; peso, 1.150kg; porta-malas, 280 litros;

carga útil (passageiros e bagagem), 400kgDesempenhosVelocidade máxima (km/h) (**) 162(g)e 163(a); aceleração até 100km/h (s) (**) 13,8(g) e 13,6 (a);

consumo cidade (km/l) (**) 12,9 (g) e 9,1 (a);
consumo estrada (km/l) (**) 16,8 (g) e 12,4 (a)
Dimensões (A x B x C x D x E) (m) (*)4,03 x 1,68 x 1,50 x 2,51 x 1,90

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