segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PEUGEOT RCZ. LANÇAMENTO.


peugeotrcz012


Apresentado ao público brasileiro no último Salão do Automóvel, o RCZ foi uma das atrações no estande da Peugeot. O lançamento oficial aconteceu este mês e marca a entrada da Peugeot em um segmento o qual ainda não estava presente. O primeiro lote com 200 unidades do modelo já está disponível no showroom das concessionárias. No Brasil, o RCZ é vendido em versão única e o valor pedido é de R$ 139.900.
DESIGN
Este é um dos pontos fortes do cupê esportivo 2+2, cujas linhas a primeira vista lembram um dos seus concorrentes, o Audi TT. Mas um olhar mais detalhado demonstra que as aparências são totalmente distintas. O teto e o vidro traseiro possuem dupla ondulação e misturam-se de forma que, a distância parecam uma peça única, acoplados entre os arcos em alumínio. Uma versão especial com o teto também em vidro, como ocorre no 307 SW, seria uma boa pedida.
DA ÁUSTRIA PARA O MUNDO
O RCZ é montado pela conceituada Magna Steyr, uma empresa independente e responsável pelo desenvolvimento de tecnologias, peças e ainda montagem de automóveis. Alguns exemplos incluem o desenvolvimento do sistema 4Matic (sistema de tração nas quatro rodas da Mercedes-Benz), montagem de veículos como o BMW X3 e Aston Martin Rapide, e o fornecimento de peças para veículos no mundo todo, que incluem o Volkswagen Gol e Fiat Palio.
Voltando ao carro da nossa matéria, desde o início das vendas em maio de 2010, já foram comercializados mais de 30 mil unidades do modelo em mais de 80 países. No Brasil, a projeção de vendas da Peugeot é modesta, cerca de 20 unidades por mês, agregando ao RCZ uma certa exclusividade nas ruas.
MOTOR E PERFORMANCE
Assim como a montagem do RCZ, o motor também é bastante curioso. Das três versões de motor disponíveis para o modelo, duas delas são fabricadas através de uma joint-venture com a BMW, sob o codinome Prince. O motor de última geração foi criado através de uma união entre o motor Tritec da BMW (fabricado no Paraná) e o motor TU do Grupo PSA (Peugeot-Citroen). Algumas tecnologias empregadadas incluem o sistema de válvulas variáveis Valvetronic, criado pela BMW, e injeção direta de combustível.
No Brasil, apenas a versão 1.6 litros THP156 (Turbo High Pressure) é disponibilizada e possui 165 cv de potência. O torque de 24,5 m.kgf, está disponível a partir dos 1400 RPM.
Aliado ao peso de 1372 kg, uma excelente aerodinâmica e câmbio automático de 6 velocidades, o Peugeot RCZ acelera de 0-100 km/h em apenas 8.4 segundos e chega aos 213 km/h de velocidade máxima.
CONFORTO E ITENS DE SÉRIE
Na minha opinião, é no interior que estão maiores destaques do RCZ. O habitáculo, por exemplo, demonstra a qualidade do veículo por ser inteiro forrado em couro, assim como acontece em modelos de prestígio. Um relógio analógico no painel central e o uso de materiais nobres no acabamento também passam uma boa sensação de conforto e satisfação de estar a bordo.
Alguns itens de série do modelo incluem bancos esportivos com regulagem elétrica, memória e aquecimento; ar-condicionado digital dual-zone; airbags frontais e laterais; aerofólio com acionamento manual ou automático; faróis de xenon direcionáveis e com lavador; sistema de som JBL; aros 18 e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Como opcionais são oferecidos aros 19 e capas do retrovisor em fibra de carbono.
Já no quesito segurança, o RCZ conta com controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESP), freios ABS com distribuição de frenagem e auxílio em frenagem de emergência (AFU).
O porta-malas é generoso para um cupê, possui capacidade para 321 litros e pode chegar aos 639 litros rebatendo os bancos traseiros. Como pode ser visto nas fotos abaixo, conta com uma rede para segurar pequenos objetos.
CORES E GARANTIA
O modelo está disponível em quatro cores metálicas (Azul Tuanake, Cinza Sidobre, Preto Perla Nera e Vermelho Tourmaline) e uma cor perolizada (Branco Nacre). A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, e as revisões são todas fixas.

Gostaria de finalizar agradecendo a toda a equipe da Mont Blanc Peugeot, localizada em Florianópolis/SC, pelo excelente atendimento e por ter cedido seu espaço para a realização desta matéria. Aos cidadãos florianópolitanos, a equipe da Mont Blanc lhes aguarda para conhecer pessoalmente o Peugeot RCZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário