quarta-feira, 11 de abril de 2012

DICAS PARA TROCAR DE RODAS.


Dentro da prática do tuning,  é quase uma obrigatoriedade trocar o conjunto original por um estilizado, cujo modelo se adapta ao gosto e ao perfil do dono do carro.
Dentre as vantagens estão os seguintes aspectos: primeiro vai melhorar a aderência, principalmente nas curvas, o desgaste vai ser reduzido e a precisão de direção vai melhorar. Mas, antes de trocar seu jogo original de pneus e rodas, são necessários alguns cuidados:
- Antes de qualquer alteração é preciso ficar atento e considerar o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu e também a descrição de serviço do pneu, representados pelo índice de carga e também pelo símbolo de velocidade. Os fabricantes de pneus alertam que o novo pneu deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais. Esse é o limite, sendo que o ideal para carros de passeio seja uma diferença abaixo de 2%.
- De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.
- Em muitas cidades brasileiras, aumentar o tamanho do aro não é vantajoso devido às condições das vias. O perfil do pneu certamente vai ser menor e o pneu com menos altura absorve muito mais as imperfeições da estrada. Em consequência, alguns componentes da suspensão serão mais exigidos e isso vai acarretar desgaste prematuro. Para essa alteração, é importante ter bem definido o trajeto que vai se utilizar o carro, o investimento a ser feito e o desconforto a que os ocupantes irão se submeter.

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