terça-feira, 10 de janeiro de 2012

AIRBRUSH PINSTRIPING.

Muito antiga, a prática do pinstriping (desenhos filetados) foi muito famosa nos automóveis dos anos 50. Antes disso porém, já era aplicada às carruagens e carrocerias em geral. Por um período longo, a arte ficou meio esquecida, e hoje está de volta com cada vez mais artistas redescobrindo suas técnicas e segredos. 
A arte de "filetar" está muito presente nos trabalhos artísticos de personalização, seja automotiva, seja decorativa, etc. 



Aqui vamos apresentar o PINSTRIPING (técnica de fazer desenhos com filetes perfeitos). 
Material e equipamento para esta técnica não é coisa fácil de se conseguir no Brasil, mas mesmo assim vamos deixar aqui este conhecimento, para que cada um que aproveite como puder.
Existem 3 formas básicas de se conseguir o PINSTRIPING.
Antes de falar sobre os diferentes métodos de PINSTRIPING vamos abordar alguns pontos básicos: 
 - Usualmente o PINSTRIP é feito com duas cores. A primeira é a cor de fundo do trabalho e segunda cor será aplicada em tiras finas, de cores contrastantes para que o trabalho de "filetes" fique bem definido. É claro que não existem regras para a utilização de cores. O gosto pessoal, a criatividade e a imaginação fazem a diferença. 
 - Tenha certeza de que a superfície a ser pintada está bem limpa, livre de qualquer resíduos. No caso da pintura automotiva existem produtos especiais para promover a limpeza da peça.
Ok, agora vamos às diferentes técnicas:


1 - Pinstriping mecânico.


Esta é a forma preferida para fazer filetes em grandes superfícies como caminhões e vans. A grande vantagem é que o filete conseguido é sempre da mesma espessura e com a mesma densidade de tinta, mesmo enquanto sua preocupação maior seja a de manter a linha na posição desejada. Um pequeno equipamento de funcionamento simples e preciso é o que possibilita este trabalho. Chama-se Beugler (veja figura). 
Tem diferentes "pontas" de várias larguras, fazendo linhas simples ou duplas.




A maneira mais fácil de determinar a posição das linhas feitas com o Beugler é utilizando uma fita magnética que se prende ao automóvel e serve de guia ao pequeno equipamento. Esta fita magnética se prende com firmeza ao automóvel, fazendo inclusive curvas, e tem uma "ranhura" onde se encaixa o "braço guia" do Beugler para que as linhas saiam perfeitas.



2 - Pinstriping com fitas adesivas
Existem vários tipos de fitas adesivas de diferentes larguras utilizadas para mascaramento em pintura. As fitas "filetes" (também difíceis de serem encontradas no Brasil) permitem que se faça o mascaramento das linhas, e para a aplicação da tinta é necessário um pincel ou uma pistola (que pode ser o aerógrafo).



3 - Pinstriping à mão livre


Agora chegamos ao ponto alto desta técnica. Sua forma mais avançada, que exige muito treino e seus  resultados  incríveis.  
A forma mais fácil para um iniciante nesta técnica é fazer um esboço do desenho e depois seguir pintando com o pincel sobre as linhas de rascunho. Fitas adesivas também podem ser utilizadas como guias. Os pincéis disponíveis para este trabalho (também dificilmente encontrados no Brasil) são especiais em seu formato e no corte dos pelos. As linhas produzidas, mesmo quando curvas, são perfeitas, e dão o contorno ideal para trabalhos de personalização automotiva.  Repare nas imagens a seguir, que o dedo do pintor serve de guia.











                       Visite o site www.beugler.com para conhecer mais sobre esta pequena maravilha!



Nenhum comentário:

Postar um comentário