Um veículo como este não surge do nada. Um longo caminho foi percorrido até aqui que é, no fundo toda a tradição Bugatti. O Galibier 16C é como uma pedra polida por anos e anos de erosão que lhe conferiram a sua forma magnífica. Para quem conhece a história da marca não será difícil ver nele os majestosos modelos da série Royale, com o longo compartimento do motor escondendo grandes e potentes máquinas e a sua traseira curta e redonda. De resto, até pelo seu nome, não é segredo para ninguém que este modelo se inspira no belíssimo Type 57C Atlantic, de 1937, um automóvel inovador para o seu tempo, com uma carroçaria aerodinâmica composta por duas peças moldadas em alumínio e unidas longitudinalmente por um cordão de rebites. Assombroso.
No que toca à excelência tecnológica o novo modelo faz jus ao seu antecessor. A inconfundível carroçaria foi executada manualmente em painéis fibra de carbono azul escuro e alumínio polido. O compartimento do motor abre-se através de duas portas em asa, revelando um enorme bloco de 8000 cc. e 16 cilindros sobrealimentado, debitando 800Cv e capaz de levar o Galibier a ultrapassar alegremente os 350 km/hora. E como se não bastasse - pasme-se! - este motor tem a possibilidade de funcionar a etanol, prometendo performances verdadeiramente surpreendentes. Travões em cerâmica e uma suspensão sofisticada foram especialmente concebidos para conseguir manter na estrada a altas velocidades um veículo desta dimensão e deste peso.
Como seria de esperar os interiores são irrepreensíveis em matéria de luxo e requinte. Muito sóbrios e funcionais, estão revestidos em pele castanho-claro com aplicações em raiz de nogueira. Para além do painel de comandos, a consola central exibe dois mostradores circulares, muito clássicos, que permitem a todos os passageiros a leitura da velocidade e desempenho do motor. Na consola existe também um relógio Tourbillion Parmigiani Reverso amovível, que pode ser colocado no pulso do condutor. Pequenos pormenores que nos dizem que um Bugatti não é apenas mais um automóvel entre os outros. Por isso é que há tão poucos.
Ainda não há qualquer estimativa de preços ou perspectiva de produção para este fabuloso concept car. O actual presidente da marca, Franz-Josef Paefgen, admitiu no entanto que este modelo é apenas um entre vários outros que serão concebidos para comemorar o centenário da marca. Nós ficamos à espera, ansiosos.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/11/bugatti_galibier_16c_concept.html#ixzz1VtB2FwBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário