O Ferrari 166 Spyder Corsa de 1947, foi o primeiro veículo que Enzo Ferrari vendeu ostentando seu nome.
O inicio da Scuderia Ferrari veio através da subsistência. A Itália pós-guerra não estava exactamente clamando por carros de corrida e Enzo Ferrari não tinha os recursos do ex-empregador Alfa Romeo. Correr para vencer foi o primeiro objetivo da Ferrari; vender carros para consumidores apenas pagava as contas da loja de corridas.
Os fatos sobre o início da Ferrari dizem que Enzo construiu três chassis para corridas, usando um motor de 12 cilindros superalimentado de 1,5 litro – chamado de 125 devido ao deslocamento de cada cilindro – ligado a uma caixa de cinco marchas, pouco comum na época. Depois de sua estreia em março de 1947, Enzo redimensionou os motores, primeiro para 157 (x12= 1884 cm³) e depois para 166, a versão que ganhou o GP de Turim em 1947.
A partir daqui, eles começaram a detonar. A primeira venda de Enzo foi o carro que venceu em Turim, numerado como carro 002, em dezembro de 1947 e conhecido como o 166 Spyder Corsa.
O fan de Ferraris Jim Glickenhaus comprou o 002 em 2004 por 777.500 dólares, depois de passar por dezenas de proprietários ao longo dos anos, com poucas restaurações; em certo ponto, sua carroceria dos anos 50 foi vendida por 300 dólares. Hoje vale milhões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário