Têm corrido a web uma série de imagens relativas ao automóvel de homenagem ao BMW 328, sendo que a comemoração de uma máquina que continua excepcional ao fim de 75 anos é algo que não devemos deixar passar em claro.
Mas não é propriamente do novíssimo BMW que vos quero falar; é sim do original; da máquina que em finais da década de 30 do século passado se apresentou ao mundo com um motor de 2.0 litros e cerca de 130 cavalos de potência para um desempenho que o levava, há três quartos de século atrás, até uns impressionantes 200Km/h.
O BMW 328 apresenta linhas belíssimas e intemporalidade mais do que suficiente para se poder afirmar que será, para sempre, um dos carros mais emblemáticos e desejados do planeta. O modelo das fotografias e que dá nome ao post é uma versão especialmente desenhada para a competição.
O 328 Roadster participou em Le Mans e no Tourist Trophy de 1937 e na Mille Miglia de 1938 onde venceu a categoria de 2.0 litros. Esta foi aliás a única vitória da BMW em 24 edições da Mille Miglia. Foi contudo uma brutal vitória já que o 328 detém o recorde de velocidade da Mille Miglia com uma impressionante média de 165.8Km/h.
Em 1939 foi redesenhado e ganhou cerca de 30 cavalos que o levaram até à sua derradeira corrida, a Mille Miglia de 1940.
Nenhum comentário:
Postar um comentário