A Mercedes-Benz 300SL foi introduzido em 1954 como uma de dois lugares, fechado carro esportivo com distintivo portas asa de gaivota . Mais tarde, foi oferecido como um abrir roadster . Era o carro mais rápido da produção de seu dia.
Construído pela Daimler-Benz AG e internamente numeradas W198, o combustível injectado versão de estrada foi baseado (um tanto vagamente) na empresa altamente bem sucedido carro esporte-competição apenas de 1952, a um pouco menos poderoso carbureted Mercedes-Benz 300SL (W194).
O modelo de estrada foi sugerida por Max Hoffman . Sendo destinado a clientes no mercado do pós-guerra em plena expansão americana foi introduzido no 1954 New York Auto Show , ao contrário dos modelos anteriores introduzido em uma ou outra a Frankfurtou Genebra shows. Em Mercedes-Benz da moda, o "300" se refere ao motor de três litros de cilindrada do motor. O "SL" representava "Sport Leicht" (Light Sport).
O 300SL era mais conhecido por ambas as suas portas asa de gaivota distintivo e de ser o primeiro de quatro tempos carro equipado com uma injeção direta de gasolina . A gaivota de asa versão estava disponível desde Março de 1955 a 1957. Produção do roadster terminou em 1963 com a introdução do 230SL.
Um carro de corrida para a rua
New York distribuidora Mercedes Max Hoffman, importador oficial da Daimler-Benz nos EUA, sugeriu a DBAG gestão em Stuttgart que uma versão de rua da 300SL seria um sucesso comercial, especialmente na América.
A corrida W194 300SL foi construída em torno de um chassis tubular para compensar sua relativamente fraca potência do motor carburado. Projetado pelo engenheiro-chefe DBAG de desenvolvimento, Rudolf Uhlenhaut , o esqueleto de metal guardado peso, enquanto continua a fornecer um alto nível de força. A sua arquitectura original deu origem às portas do modelo de asa de gaivota distintivo, como parte do chassi passou por o que seria a metade inferior de uma porta padrão. Mesmo com as portas abrindo para cima, o 300SL tinha um peitoril da invulgarmente elevada, tornando a entrada e saída do cockpit do carro problemático. Um volante com uma coluna de tilt-away foi adicionado para melhorar o acesso driver.
O corpo do 300SL foi principalmente de aço, exceto para o capô de alumínio, portas e tampa da mala. Também poderia ser encomendado com uma pele de alumínio exterior a um custo adicionado tremenda, economizando 80 kg (176 lb).
Mais de 80% da produção total do veículo, de aproximadamente 1400 unidades foram vendidas em os EUA, fazendo a asa Gull o primeiro Mercedes-Benz, que vendeu em massa fora do seu mercado doméstico e confirmar a validade da sugestão de Hoffman. O 300SL é creditado para mudar a imagem da empresa na América a partir de um fabricante de sólidos, mas sério, automóveis ao de um produtor de carros desportivos.
Primeira injeção direta
O motor do 300SL, o canted em um ângulo de cinquenta graus para a esquerda para permitir um capô mais baixo, era o mesmo 3,0 litros straight-6 como o de quatro portas regulares 300.Equipado com um Bosch mecânica gasolina de injeção direta do sistema que tinha quase o dobro da potência do original 86 kW (115 hp) versão carburado.
Embora não seja o carro de combustível injectado primeiro - Mercedes engenheiros que desenvolveram o princípio para a DB 601 motor de avião de caça tinha usado injeção de combustível na pequena 2-stroke Gutbrod que tinha projetado após a Segunda Guerra - foi o primeiro a injetar combustível diretamente na dos cilindros. Esta inovação permitiu uma velocidade máxima de até 260 km / h (161 mph), dependendo da relação de transmissão e arraste, fazendo o 300SL o carro de produção mais rápido do seu tempo.
Requisitos do motor de manutenção eram altos. Ao contrário dos atuais sistemas de injeção eléctricas de combustível, a bomba de combustível mecânica continuaria a injetar a gasolina no motor durante o intervalo entre desligar a ignição e do motor de parar, o que a gasolina foi, naturalmente, não queimado, e lavou o óleo de as paredes do cilindro e acabou diluindo o motor de óleo lubrificante , principalmente se o motor não foi impulsionado com força suficiente, nem o tempo suficiente para chegar a uma temperatura suficientemente alta para evaporar-lo para fora do óleo.
Exacerbando o problema foram os grandes radiador de óleo, bem como o grande volume de óleo (10 litros), tanto mais orientada para as corridas de rua do que para a condução, que praticamente garantiu que o óleo não atingiria uma temperatura suficientemente alta. Na prática, os motoristas de rua muitos bloquear o fluxo de ar através do radiador de óleo, eo intervalo de troca recomendado de petróleo foi de 1.000 milhas (1.600 km). Operação da embreagem foi inicialmente muito pesada, roadsters mais tarde ter uma melhor embreagem de mola auxiliar braço que reduziu a força do pedal. De março de 1963 para o fim da produção, um cárter de liga leve foi usado em um total de 209 veículos. [2]
Aerodinâmica desempenhou um papel importante na velocidade do carro, os engenheiros da Mercedes-Benz, mesmo colocando horizontal "sobrancelhas" sobre as aberturas de roda para reduzir o arrasto. Ao contrário de muitos carros da década de 1950, a direcção foi relativamente precisas ea suspensão independente nas quatro rodas permitido para um passeio razoavelmente confortável e muito melhor manuseio em geral. No entanto, a parte traseira do eixo do balanço , articulado apenas no diferencial , e não nas rodas-se, poderia ser traiçoeiro em alta velocidade ou em estradas imperfeita devido a mudanças bruscas de camber . A capacidade do tanque de combustível causou enorme uma diferença considerável no tratamento, dependendo da quantidade de combustível a bordo.
História de corrida Original
Em 1952, o 300SL original (modelo Mercedes-Benz W194) [3] marcou vitórias geral no 24 Horas de Le Mans , em Berna - Bremgarten , na corrida de carros esporte da Eifelrennen no Nürburgring, e no México do Carrera Panamericana . Ele também conseguiu segundos lugares e quarto em sua primeira excursão, a Mille Miglia em 1952.
Estes sucessos, especialmente aqueles na alta velocidade provas de estrada aberta, foram bastante surpreendente como o motor, em seguida, foi montado apenas com carburadores, produzindo 175 hp (130 kW), que não só foi menor do que os carros competindo pela Ferrari eJaguar , mas também menos do que o carro de estrada de 1954. Baixo peso e arrasto aerodinâmico baixo fez o jejum 300SL suficiente para ser competitivo em corridas de endurance.
[terra Fitch tentativa de recorde de velocidade
Em 2005, um cupê 300SL impulsionado por 87-year-old John Fitch , que tinha sido um Mercedes-Benz piloto de fábrica em 1955, tentou definir um novo recorde de velocidade terrestre para a classe F / GT em Bonneville Speedway , mas foi frustrado por um balky bomba de combustível que a velocidade máxima limitada a 150 mph (240 km / h). Após a corrida, a equipe prometeu voltar para uma segunda tentativa no ano seguinte. Fitch notou que ele tinha conduzido estes carros mais rápido do que à noite, na chuva, na estrada com 60 outros carros. A tentativa é documentado no filme Gull wing at Twilight: The Ride Bonneville de John Fitch, que foi ao ar na PBS .
O hoje 300SL
Hoje, o 300SL com as suas portas originais, lançamentos tecnológicos, e os números de produção de baixo é considerado um dos mais collectible Mercedes-Benz modelos, com preços geralmente na faixa de $ 500,000-700,000 EUA. [5] Car Sports International revista classificou o 300SL como o número 5 carros esportivos de todos os tempos. Um par de 300SLs à venda em 2009 foram oferecidos em mais de US $ 1.3M USD da Colecção Foxwood .
A Mercedes-Benz SLS AMG é descrito pela Mercedes como um sucessor espiritual do 300SL Gullwing.
O Mercedes Asas de Gaivota,foi Projetado para os
ResponderExcluirGrandes Centros Habitacionais ( Garagem de Apar-
-tamentos ),os Edifícios oferecem pequeno espaço
p/ a saída do Motorista !
Um Esportivo,uma Máquina Revolucionária,o Concei
-to do Carro em 1954,levou a Mercedes-Bens acima
dos Esportivos da Época !