quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VIP STYLE.




Você já deve ter escutado falar em VIP CARS ou VIP STYLE, mas sabe do que se trata?
Temos uma variedade enorme de estilos, DUB, Euro, JDM e o VIP é um deles e se divide nesses dois da pergunta acima. Neste artigo traduzimos uma reportagem de um dos maiores entendedores do assunto no Japão, clique e confira! =]

O VIP style, curiosamente, teve sua origem nas partes mais pobres do Japão, há cerca de 15 anos atrás. Originalmente, carros VIP eram uma criação de um grupo de entusiastas chamados Black Cockroach, na província de Wakayama. Os carros que integravam a Black Cockroach Team eram, um Cima (Infiniti Q45), Cedric (Infiniti M45), Celsior (Lexus LS) e um Toyota Crown (vendido somente no japão), com estilo único que expressava a personalidade de seus proprietários.
Muitos dos VIP Cars, tinham relações estreitas com a máfia japonesa, mais conhecida como Yakuza. Mantendo as origens da mística cena underground, a maioria dos carros eram da cor preta. Anos mais tarde, um grupo chamado VIP Company foi criado por Takahiro Taketomi, atual dono da Junction Produce, líder em peças e acessórios VIP no Japão.
Nos primeiros anos do movimento VIP, havia uma revista japonesa chamada Young Auto, que exibiu carros nesse estilo, que pertenciam em sua maioria a membros de “gangs” de motos japonesas. Os editores da revista selecionavam esses carros, para atrair leitores e exemplificar esse tipo de modificação.
Antes de serem chamados de VIP cars, os carros nesse estilo eram chamados de Haiso car (high society saloon cars, algo como sedans da alta sociedade). Conforme o tempo foi passando, o nome VIP CLUB começou a se tornar sinônimo de personalização de carros altamente luxuosos. Foi aí que nasceu a expressão VIP. O VIP CLUB se tornou uma revista japonesa muito popular, a VIP Car Magazine.
A VIP Car Magazine demonstrava o esmero e as qualidades dos carros de luxo modificados na cena VIP, e foi a responsável por trazer esse estilo de customização para o público. Com a ajuda das revistas Youg Auto e VIP Car Magazine, a popularidade dos carros VIP se espalhou de Osaka até Sendai, cidade na província de Miyagi, e depois por todo o Japão.
Definição Tradicional:
Tradicionalmente, a definição de um VIP Car é bem simples. Muita gente pronuncia V-I-P (vi-ai-pi) e quer dizer Very Important Person (Pessoa Muito Importante), a pronúncia correta é VIP, ou bippu (no Japão), como se fosse uma palavra só.
Os carros que se encaixam na catergoria VIP são predominantementes carros japoneses luxuosos de tração traseira, como:
- Toyota Celsior (Lexus LS)
- Toyota Crown
- Nissan Cima
- Nissan Cedric / Glória
Apenas para citar alguns, pois há mais modelos.
Estes carros geralmente são os modelos mais caros, comprados por pessoas com alto poder aquisitivo. Não será um VIP Car, a menos que se comece com um desses modelos. Muitos puristas não consideram nenhum outro modelo como VIP, mesmo que estes tenham peças e influências do estilo. Nestes casos, são chamados de VIP Styling, falaremos disso mais pra frente.
Características VIP:
VIP cars podem ser traduzidos facilmente como “Low and Wide” (algo como baixo e largo). Algumas das características gerais do VIP Style tradicional (mas não limitado a isso) são:
• Pneus stretch com rodas grandes de múltiplas peças e com bordas largas, e low offset, alinhadas com os para lamas.
• Bem baixo, com suspensão regulável ou a ar.

• Body kit para aumentar a sensação de ser mais largo

• Retrabalho nos para lamas para atenuar o “Wide look”

• Instalação de componentes de áudio e vídeo personalizada

• Acabamento em madeira no interior com diversos acessórios adicionais como bandejas, mesinhas tipo avião, etc…

• Bancos e tapetes personalizados

• Upgrades de luzes internas e externas

• Modificação do sistema de escape original por maiores

• Trabalhos no motor e performance (apesar de não ser tão popular)
Cultura VIP:
Quando os entusiastas do estilo vão construir seus carros, eles mergulham na cultura do VIP Car. Acessórios como Noburi Flags, roupas, isqueiros, ursos de pelúcia, ventiladores e todo acessório que uma empresa desse ramo faz, são comprados e orgulhosamente exibidos. Alguns itens normalmente encontradas somente dentro de casas luxuosas, são encontrados dentro desses carros.
Muitos eventos e encontros automotivos no japão são baseados na tradição da cultura VIP. Simples encontros muitas vezes se transformam em grandes eventos. Como de costume na cultura japonesa, os carros são as estrelas, mas a socialização e até mesmo as comidas são as maiores atrações.
A comunidade japonesa, se orgulha dos seus veículos de luxo, dos VIP Cars. São fascinados por tudo que envolve o luxo em torno desse estilo de vida.
VIP Style
O VIP Style tem os aspectos que começaram no Japão com os VIP Cars, mas usa carros que não são considerados VIP de verdade. Alguns modelos que tem ganhado destaque são os chamados K-cars (Toyota Vitz, Scion e outros carros populares)
Vans (Honda Odissey e Toyota Previa)
e muitos outros modelos (Infiniti G35, Lexus IS300, Nissan 350Z, 370Z, etc…) que estão adotando uma forte influência do estilo VIP.
Isto também tem aparecido bastante no mercado interno norte americano, com carros como o 300C e Dodge Magnum. Onde tudo isso se encaixa no mercado norte americano? Se você perguntar a um purista, isto começa pelo modelo do carro (grandes, largos e tração traseira). Um Lexus GS, LS ou um Infiniti M ou Q sempre serão considerados modelos VIP.
Infelizmente, muito dos modelos VIP no Japão, não são feitos ou exportados (oficialmente) para o mercado americano (e para nós brasileiros também). Tradicionais modelos VIP, como o Toyota Crown, Nissan Cedric e Nissan President, nunca chegaram ao mercado internacional, ficando restritos ao mercado interno japonês.
E é por isso, que o VIP Style tem sido aplicado em carros feitos para o mercado americano, como o Infiniti G35, Lexus IS, Nissan 350Z, assim como em marcas européias também.
Texto traduzido:
Mr. Yuen da Junction Produce USA falando para J-VIP
(Junction Produce é uma das principais fabricantes de acessórios para VIP Cars)

Nenhum comentário:

Postar um comentário