terça-feira, 16 de agosto de 2011

BMW 3.0 CSi. THE HISTORY.



BMW 3.0CS e variantes
BMW 3.0CS Interior com elementos Alpina

O 2800CS foi substituído pelo 3.0CS e 3.0CSi em 1971. O motor tinha sido furado para fora para dar um deslocamento de 2.986 cc (182,2 cu in), e foi oferecido com uma taxa de compressão 9.0:1, carburadores duplos, e 180 cv (130 kW) às 6000 rotações por minuto no 3.0CS ou uma taxa de compressão 9.5:1, injeção de combustível Bosch D-Jetronic, e 200 cv (150 kW) a 5500 rotações por minuto no 3.0CSi. [3]


BMW 3.0CSL

1973 BMW 3.0CSL

Introduzido em Maio de 1972, [5] a 3.0CSL era uma homologação especial construído para tornar o carro elegíveis para competir no Campeonato Europeu de Carros de Turismo . O "L" na designação significava "leicht" (luz), ao contrário de outras designações BMW, onde significava "lang" (longa). A leveza foi conseguido através de finas de aço para a construção do corpo da unidade, excluindo o acabamento e isolamento acústico, [6] usando portas liga de alumínio, capôs, tampas e boot, e utilizando lado Perspex janelas. [5] Os 500 3.0CSLs exportados para o Reino Unido não eram tão leves como os outros, como o importador tinha insistido em manter o isolamento acústico, vidros eléctricos, e pára-choques de ações E9 sobre esses carros. [5] [7]

Inicialmente, utilizando o mesmo motor que o 3.0CS, [8] o 3.0CSL foi dado um aumento muito pequeno em deslocamento para 3.003 cc (183,3 cu in), aumentando o motor deu por um quarto de milímetro. [5] [8] Isso foi feito em agosto de 1972 para permitir que o CSL para ser corrido na categoria de corrida "mais de três litros", permitindo para alguns aumento da cilindrada nos carros de corrida. [5] Em 1973, [6] [9] o motor na 3.0CSL foi dado mais um aumento, mais substancial em deslocamento para 3153 cc (192,4 cu in) através do aumento do acidente vascular cerebral a 84 mm (3,3 in). [8] [9] Esta versão final do 3.0CSL foi homologado em julho de 1973, juntamente com um pacote aerodinâmico, incluindo uma represa de ar de grande porte, nadadeiras curtas correndo ao longo do pára-lamas dianteiros, um spoiler acima e atrás do bordo de fuga do telhado, e uma asa traseira alta. [10] As asas traseiras não foram instalados na fábrica, mas foram deixados no porta-malas para a instalação após a compra. Isso foi feito porque as asas eram ilegais para uso em estradas alemãs. O pacote completo aero ganhou a corrida CSLs o apelido de " Batmóvel ". [6] [11] [12]

Chris Amon, vencedor de 6 horas de corrida 1973 em Nürburgring com a BMW 3.0 CSL

Em 1973, Toine Hezemans ganhou o Campeonato Europeu de Carros de Turismo em um 3.0CSL e co-dirigiu com um 3.0CSL Dieter Quester a uma vitória da classe emLe Mans . Hezemans e Quester tinha dirigido para o segundo lugar na Alemanha 1973 Touring Car Grand Prix em Nürburgring, sendo batido apenas por Chris Amon eHans-Joachim Stuck em outro 3.0CSL. [13] 3,0 CSLs iria ganhar o Campeonato Europeu de Carros de Turismo mais uma vez em cada ano de 1975 a 1979. [14] [15]

O 3.0CSL foi disputada no IMSA GT Championship em 1975, com Sam Posey , Brian Redman , e Ronnie Peterson vencer corridas durante a temporada. [13]

Os dois primeiros carros BMW Art foram 3.0CSLs, o primeiro foi pintado por Alexander Calder ea segunda por Frank Stella . [16]


Art BMW Carros 3.0CSL
Art Car No. 1, por Alexander Calder
Primeiro Art Car BMW , um 3.0CSL pintados por Alexander Calder .
Art Car No. 2, de Frank Stella
Segundo BMW Car Art, um 3.0CSL pintados por Frank Stella .


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