Ae pessoas, fazia tempo que eu não postava nenhuma lista intrigante né? Então, navegando pela interwebs, eu encontrei uma lista dos 12 velocímetros mais legais do mundo. Na verdade, a escolha foi feita por votação no facebook do TopGear, e eu discordei de vários dos carros escolhidos, mas sinceramente, painel e velocímetro pra mim não é tão importante assim. Bom, vejamos a lista, e depois comentamos certo? O primeiro que apareceu na lista foi o Packard 12, que foi produzido entre 1932 e 1939, e tinha como o maior diferencial dele, o motor V12. Irado.
Ainda numa tentativa de manter uma ordem cronológica dos lançamentos dos carros, o próximo na fila é o conceito Lancia Orca. Foi desenhado pelo Studio ItalDesign, e possuia o mesmo motor 1.6 turbo da ‘irmã’ Delta. O painel como um todo parece aqueles Pense-Bem (só quem tem mais de 20 anos vai lembrar disso). Enfim, os italianos tem esse dom de desenhar coisas lindas um dia, e uns ‘tróço’ desses no outro. Vai entender..
Bom, os anos 80 não foram muito generosos no quesito Estética Automotiva né? Olha isso.. esse aqui é o Citroen BX GT Digit. Eu tenho dito recentemente que ando apaixonado pelos conceitos dos franceses, mas isso aqui é pra broxar qualquer um né? Mas, uma coisa legal, é o volante. Pelo o que eu tenho visto, a marca se empolga em fazer volantes com um vão central muito bem aproveitado. Os volantes da Citroen são sempre muito criativos.
E agora, ainda na linha cronológica.. Vauxhall Astra GTE.. Sim, Astra caros leitores. A Chevrolet brasileira sempre comprou os direitos de produção de alguns carros da Opel (GM Alemã) e da Vauxhall (GM Inglesa). O resultado pra nós, brasileiros, nem sempre era o mais satisfatório. Terminávamos por ter no mercado sempre opções obsoletas em vários aspectos. Por exemplo esse modelo de Astra, que pra gente chamava Kadett, com painel inteiro digital e um motor 2.0 16v que produzia quase 150 cv. Isso foi lançado em 1985, por ai.. no Brasil, eu me lembro da versão mais rápida do Kadett ser de 96, por ai.
Além do design interno e externo ser todo diferente, especial e até conceitual pra época dele ( foi lançado em 99), o carro vinha com muitas opções de motorização, e todas elas eram 6 cilindros em linha. Tinha de 3.6 litros até 4.2, com potências que variavam de 350 a 440 cv. O painel é bem legal também e de muito fácil leitura.
O menorzinho de todos, mas talvez o mais presente nas ruas. O 500 como nós conhecemos hoje, é um ‘remake’ do carrinho italiano lançado nos anos 50. Recebeu esse nome pela cilindrada do motor, 500 (como uma moto), e por isso era tão pequenininho. Seu tamanho também era determinado pela função. Andar nas ruas estreitas italianas, que se parecem muito com vielas nas nossas favelas, não era um trabalho pra qualquer um. Aliás, nem nos dias de hoje é assim. O 500 atual é muito mais tecnológico, evoluído e tudo mais. O motor hoje é 1.4 litros, alguns com turbo, outros sem, alguns diesel, outros gasolina e por ai vai. Mas o painel, excelente leitura e clareza, um dos pontos mais fortes do carrinho.
O CR-Z também é uma releitura de um carro que foi um sucesso de vendas. Aqui no Brasil é um pouco mais dificil de encontrar, mas no resto do mundo, vendeu que nem água a primeira versão. Esse atual, foi apresentado como conceito no Salão de Tokyo em 2007, e entrou em vendas agora em 2011. Bonitinho e muito bem resolvido.
Agora a parada começa a ficar mais séria. Pagani Zonda-R. Parece muito com o seu irmão o Zonda-F, mas esse aqui é muito mais rápido, mais longo, mais largo e mais tecnológico também. Olha os botões, o conta-giros no volante, tudo pensado de um jeito pra que o carro fosse realmente de corrida. É concorrente forte de Ferrari FXX e também do Maserati MC12 Corsa, até porque, nenhum desses 3 é homologado pra andar na rua. O motor, um Mercedes-AMG V12 de 6.0 litros, produz 740 cv.
Um dos painéis mais bonitos e integrados que eu já tive o prazer de ver. Sério, presta bastante atenção em tudo que tem nele. Luzes várias (coisa que todo mundo tem), velocímetro, conta-giros, conta-cavalos, pressão de óleo, de combustível, e etc etc etc.. e sim, eu falei em conta-cavalos.. canto esquerdo inferior da imagem, marcado ali com bhp. O carro sabe quantos cavalos você usa a medida que enfia o pé no acelerador, e provoca os bichos. O motor atinge ridiculos 1100 cv, aliás, o motor é um V8 twin-turbo de 5.0 litros. Bom, o nome do carro? Koenigsegg Agera R. Um monstro.
Agora, com vocês, Lexus LFA. Bom, eu já falei aqui no blog sobre o LFA Nurburgring, que é uma versão um pouco mais apimentada do carro, mas não custa comentar de novo. Esse carro é a resposta da Lexus-Toyota ao Nissan GT-R. Tudo nele foi muito bem pensado e estudado. Por exemplo, o motor. Poderia ser um V8, mas era muito pesado, ou poderia ser um V12, mas não tinha a mesma resposta, eles então, optaram por um V10, que consegue elevar suas rotações muito rápido. Mas isso gerou um problema. O conta-giros deveria ser tão rápido quanto o motor para mostrar os números, certo? Pois é.. eles tiveram que optar por uma tela de LED pra conseguir mostrar em tempo real, com fidelidade, o que acontece nos giros do motor.
Esse é outro carro que eu já falei bastante aqui, mas o painel merece novos comentários. Foi escolhido pela galera no facebook do TopGear simplesmente porque é lindo, tem uma telinha LCD, e o velocímetro marca os 360 km/h que supostamente o carro é capaz de atingir.
E por último, o avião terrestre da Lamborghini, o carro que eu também já postei aqui, mas esse painel de avião é lindo demais mesmo. Te faz realmente sentir que está num avião, num caça, pronto para caçar alguém ou alguma coisa. Aproveita pra ler mais sobre o carro no post dedicado a ele, e curte esse post aqui no facebook. Rápidinho, é só clicar aqui embaixo.
[fotos via topgear]
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