Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

VOLKSWAGEN, MAIS UP.







Com seu primeiro conceito apresentado em 2007 (!) o Volkswagen Up! enfim se tornou realidade, ganhando suas formas definitivas. Com apresentação marcada para o Salão de Frankfurt o compacto começa a ser vendido em dezembro na Europa como substituto do nosso antigo Fox, que ainda era fabricado exclusivamente para exportação até pouco tempo atrás.

O objetivo da Volkswagen era criar um carro carismático que fosse o mais econômico de sua categoria e tão seguro quanto um carro de segmento superior. Quem imaginaria um carro de entrada com sistema de parada de emergência? Pois o Up! tem, a exemplo do Passat e do Touareg… Sensores são capazes de identificar situações de perigo e pode frear o carro sozinho a menos de 30 km/h, algo útil para o uso urbano ao qual o modelo se propõe.




A economia é responsabilidade do inédito motor 1.0 de três cilindros (o tal EA211?) que será oferecido em duas versões: a primeira com 60 cavalos promete consumo de 23,8 km/l, e a segunda, de 75 cavalos, promete rodar 23,2 km com um litro de gasolina. Ainda haverá uma versão movida a GLP com 68cv. Todos com tecnologia Bluemotion e sistema Stop/Start. Dentro de dois anos será lançada a versão elétrica do Up!

Pequeno mas espaçoso


São 3,54 metros de comprimento por 1,64 m de largura e 1,48 m de altura, mas a Volkswagen trabalhou para fazer um modelo espaçoso. Não a toa o entreeixos é de bons 2,42 m – as rodas ficam bem próximas as extremidades do Up! –, o que resulta em espaço para 4 passageiros e porta-malas com 251 litros, o que para um carro desse porte é muito bom.

O interior do Up! nem parece ser de um carro alemão. Se em formas lembra o novo Beetle, os detalhes coloridos personalizáveis provam que ele quer concorrer pelo mesmo público do Fiat 500. Há ainda o Maps + more, uma espécie de tablet que funciona como navegador e central multimídia do veículo, e ainda pode ser levado para qualquer lugar.

Se o Fox nunca fez sucesso na Europa, caberá ao Up! reconquistar o público do Lupo, um subcompacto que durou de 1998 a 2005. Um público jovem, que até fez com que a VW revisse seu DNA de design para deixar o Up! simpático, e e até um pouco retrô a exemplo das rodas. Cuidado especial também tiveram com o nome das versões: take Up!, move Up! e High Up!. No ano que vem saberemos como o modelo se sairá no mercado.

Rumores dão conta que uma versão simplificada será lançada no Brasil até 2014 para substituir o Gol G4, mas isso é assunto para outra hora.

http://www.motorpasion.com.br/saloes-do-automovel/volkswagen-up-o-novo-carro-urbano-alemao

Um comentário:

  1. O Fox é demais.... Eu jah tive 2, e honestamente, não tenho nada a reclamarrr... Para mim o MELHOR carro dos últimos tempos: espaçoso, econômico, design perfeito, macio, confortável, ou seja, em suma, tudo que um carro precisa ter, e ele ainda tem a mais! Achei esse "up" bonitinho, mas ainda PREFIRO O MEU FOX!!! I´m sorry Europa!!! VIVA O FOX´S!!!! UHUUUUUUUUUUUUUUUUU....

    ResponderExcluir