Comparativo de sedãs médios: Corolla x Civic x Cruze x Fluence x Elantra x 408
Como de costume, preparei umas imagens bem bacanas pra gente poder curtir! Selecionei imagens semelhantes dos principais sedãs médios vendidos no Brasil, tendo um representante americano, dois europeus e três asiáticos. É isso mesmo.. dessa vez tem mais asiático que tudo!!
Os já tradicionais e mais vendidos da categoria no mercado brasileiro, Corolla e Civic, enfrentam, dessa vez, Cruze (substituto do Vectra), Fluence (substituto do Mégane), 408 (substituto do 307 sedã) e Elantra..
As fotos estão, todas, seguindo a seguinte ordem:
Toyota Corolla - Esquerda/Acima
Honda Civic - Direita/Acima
Chevrolet Cruze - Esquerda/Meio
Renault Fluence - Direita/Meio
Hyundai Elantra - Esquerda/Abaixo
Peugeot 408 - Direita/Abaixo
Observe as fotos e os números de alguns dados e comente!
Painel do Chevrolet e do Hyundai são mais atraentes. Civic tenta simular um escritório ambulante com a curvatura direcionada ao motorista; Também aumenta a sensação de maior controle do carro e talvez também maior visibilidade dos recursos do painel. Corolla é prático. Peugeot muito simples. Renault decepciona.
Traseira do Civic piora em relação à versão anterior do sedã. Fluence não tem boa aparência. Corolla traz poucas modificações. Chevrolet demonstra bom gosto no Cruze mas poderia ter mais traços na traseira pra ser um pouco mais requintado. Elantra agrada com suas curvas mas o terceiro volume é muito alto, e por isso, o para-brisa traseiro é pouco inclinado, o que dificulta a visualização do motorista pelo retrovisor central. O destaque do 408 é a simetria até nos canos de escape.
Japoneses mudam pouco mas continuam atraentes. Cruze agrada. Traços do Fluence não convencem. Frentes do Honda e do Chevrolet são as mais imponentes. Elantra mostra belas curvas e traçados. 408 não foge do estilo padrão dos carros da Peugeot.
Definitivamente o Renault Fluence não apresenta um boa estética. Poucas mudanças nos asiáticos refletem a cautela de Toyota e Honda em fazer modificações bruscas em seus modelos de grande venda mundial. Cruze mostra-se elegante. Civic tem um aspecto mais executivo. Destaque do Hyundai, novamente são seus traços curvos. 408 também exibe muito bem suas formas.
408 têm os maiores valores "entre-eixos", comprimento e largura, o que significa maior conforto e espaço interno para o modelo. Francês da Peugeot é também o mais alto.
Civic aumenta volume do porta-malas em relação à versão anterior mas ainda está em penúltimo na comparação. Fluence é o que tem o maior bagageiro, seguido do 408 e do Corolla.
Com a menor altura, sedã da Honda é o que apresenta maior estabilidade. O outro modelo japonês não se destaca como vencedor ou perdedor em nenhum dos números, assim como o Cruze.
O modelo sul-coreano tem o menor porta-malas e Civic o menor comprimento.
No geral, Peugeot 408 é o campeão nesses dados, só perde na capacidade do porta-malas para o Fluence, que é o segundo melhor avaliado nos números.
Símbolo da Chevrolet é o único que foge da tradicional cor metálica. Conjunturalmente, Fluence tem bela aparência, entretanto, em análises frontal, lateral e traseira, individualmente, não convence tanto. O francês 408 e o sul-cereano se destacam pelas suas curvas.
Todos os seis possuem lanternas traseiras que invadem a tampa do porta-malas, sendo o Civic o mais tímido.
OBS.: Todas as fotos e números são referentes aos modelos 2012 de cada representante aqui mostrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário