Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

NOVO PALIO SPORTING VERSUS NISSAN MARCH SR:COMPARATIVO.



Daniel Messeder, editor de Autoesporte
Olhei os números de teste do March 1.6. “Hum, anda bem”, observei. Depois, vi o preço dessa versão SR (topo de linha): R$ 39.990. Então peguei a tabela da Fiat e comparei: Palio Sporting, exatos R$ 39.990 também. Ambos têm motores 1.6 16 válvulas, porte compacto e um ligeiro tempero esportivo. O que aconteceria se a gente juntasse os dois? Foi o que fiz para este post.
March_655x400_06_01_02
Logo de cara, o Palio deixa o March com cara de pobre. Não que eu aprove toda essa parafernália visual que a Fiat carregou no Sporting (como aquelas horríveis pseudo-tomadas de ar nas laterais), mas a verdade é que o modelo mineiro investe bem mais no visual que o mexicano. Das linhas da carroceria ao desenho das rodas, o Palio é bem mais cativante. As únicas partes “esportivas” do Nissan são a pintura cinza das rodas e o spoiler na traseira. Sem isso, ele fica tão careta quanto a versão 1.0.


Por dentro, a impressão se repete. O Palio abusa do vermelho nos cintos, portas, fundo do quadro de instrumentos… Eu não pagaria 1 centavo pela faixa vermelha no painel e os bancos com tecido também vermelho (kit opcional de R$ 390), mas minha namorada achou “descolado”. Bom, é verdade que perto do March qualquer coisa parece mais descolada. O Nissan tem painel sem graça, todo de uma cor só (um cinza morto), com apenas uns apliques (também cinza, mas escuro) no volante e na borda do quadro de instrumentos.
Mas se o Palio sai na frente no visual, ao acelerar as posições se invertem. Apesar ter menor potência e torque (111 cv contra 117 cv e 15,1 kgfm contra 16,8 kgfm), o March se vale do seu baixo peso (982 kg ante 1.090 kg) e dos pneus mais finos (175/60 R14 frente a 195/55 R16) para arrancar na frente do Fiat. A aceleração de 0 a 100 km/h mostra vantagem de 1 segundo para o japonês – 10,1 s versus 11,1 s. E isso sem falar que o motor Nissan sobe de giro mais rápido que o E.TorQ do Fiat, além de ter melhor disposição em baixas rotações. O Marchtambém não teve dificuldade de se impor nas provas de retomada.
É o Palio, porém, que mais convida o motorista a se divertir. O March tem motor e… só. O restante dos sistemas (câmbio, freios, direção) não está à altura do propulsor. Até a posição ao dirigir, elevada, não favorece uma condução esportiva. O Fiat tem bancos mais envolventes, câmbio mais preciso (embora de engates mais longos), freios mais eficientes e uma direção mais rápida e pesada, que “conversa” melhor com quem dirige. Assim, é fácil se pegar atrasando frenagens e entrando forte nas curvas com o Sporting, que ainda tem o acerto de suspensão mais firme da linha Palio, sem falar nas rodas aro 16. O March balança bem mais na mesma situação, além dos freios não terem boa modulação, o que tira um pouco da graça de dirigir “animado”. E os pneus chineses Maxxis perdem aderência bem antes que os Pirellis do Fiat. Para completar, o Palio ainda consegue ser mais confortável que o Nissan em pisos ruins, onde o March acusa um “plac” ao cair nos buracos mais profundos.
Em compensação, o Nissan gasta menos: foi mais econômico na cidade (8,4 km/l contra 7,5 km/l) e na estrada (11,4 km/l contra 10,1 km/l), com etanol. E só ele tem garantia de 3 anos, ante 1 ano do rival.
Uma falha grave do March é a ausência do ABS, nem como opcional. Os airbags frontais, porém, são de série. NoPalio Sporting, o kit de airbags e ABS está com preço promocional de R$ 1 mil. E só o Fiat pode ter airbags laterais, também cobrados à parte. Nos equipamentos de comodidade, o Nissan traz de série o CD player, que é vendido como opcional no Palio (mas com uma opção com entrada USB e iPod). Ar-condicionado, travas e vidros elétricos são itens-padrão em ambos, mas só o Nissan tem retrovisores elétricos de série. O Palio rebate com a chave canivete e a abertura elétrica da tampa do porta-malas, por meio do logotipo da marca.

No fim, saí desse tira-teima convencido de que o Palio compensa o desempenho um pouco inferior com um conjunto mais interessante e interativo. Você concorda ou prefere o March?


March_655x235_06_01_porta



3 comentários:

  1. Bom O March e um carro que ainda promete no mercado brasileiro, pois no japão foi ou é um otimo carro de pequeno porte com cara esportiva.
    Como estamos no brasil, o palio e uma das minhas preferência no meu gosto. Mais achei o march um bom carro pelo preço que vale.
    Acabei de adquirir um palio sporting duologic.E estou mais que satisfeito. belo post.

    ResponderExcluir
  2. RENAN, OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO. ESPERAMOS TER SEMPRE A SATISFAÇÃO DOS NOSSOS LEITORES.

    ResponderExcluir
  3. O March teve atualizações e agora já está disponível com ABS :)

    ResponderExcluir