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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DEZ REPAROS QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER.





Consertos no carro podem fazer um estrago colossal no seu orçamento, mas você pode fazer uma variedade razoável de consertos por conta própria, independente do seu conhecimento técnico. E não estamos falando apenas de trocas de óleo; desde que saiba segurar uma chave, você pode consertar coisas que vão do filtro de combustível ao alternador.
Vamos detalhar as ferramentas necessárias para seu kit faça-você-mesmo, onde procurar por ajuda quando estiver fazendo os reparos e como resolver alguns dos problemas mais comuns.
O maior obstáculo na hora de convencer alguém de que ele pode lidar com o conserto é o medo, mas aí que está o negócio: na verdade é bem difícil estragar um carro permanentemente. Talvez você quebre algo de fácil substituição, ou acabe precisando de uma gambiarra provisoriamente, mas tenha certeza que você não vai incendiar o carro (ou a si mesmo) por que bateu forte demais em uma válvula. Carros são máquinas resistentes e, independente do ano ou marca, existem uma série de reparos que até mesmo a pessoa mais atrapalhada ou com o mínimo de habilidade técnica pode fazer, desde que tenha a confiança de seguir em frente.

Os dispositivos que vão lhe ajudar

Um histórico pessoal antes de começar: fiquei sem carro durante oito anos e, antes disso, tive um carro popular no qual mal me lembrava de encher o tanque, muito menos consertar algo. Alguns anos atrás, ganhei uma picape. Logo nas primeiras semanas, uma mangueira do radiador rachou. Tirei uma foto da peça que parecia ser a causa do vazamento, fui a uma loja de peças de automóveis, mostrei a foto, e eles encontraram  a mangueira de reposição para mim. Vinte minutos depois ela estava instalada e o carro voltou a funcionar. Desde então, tenho ajudado amigos com uma série de consertos para que eu pudesse aprender e praticar.
Ao arregaçar as mangas, seu computador é seu amigo. A AutoMD e a Expert Village são boas fontes para vídeos, guias e ajuda para os principais problemas. A AutoMD tem até um aplicativo para iPhone com guias otimizados para ver no celular. No Brasil, sites como o Best Cars e os fóruns de clubes podem ajudá-lo com modelos exclusivos.
Quanto ao trabalho braçal, veja seu telefone, tablet ou computador como um manual. Leve-o para o carro com um guia em vídeo ou passo a passo carregado. Assista e leia as instruções várias vezes para que se sinta confortável, mas deixe o dispositivo pronto caso você precise refazer um passo. Tire uma foto da parte na qual vai trabalhar com seu telefone ou câmera digital antes de começar, assim você saberá exatamente como deve ficar o motor caso se perca nas instruções. Se você acha que precisa de papel imprima as instruções ou compre o manual original.
Neste guia, você pode conferir os vídeos incluídos ou encontrar instruções passo a passo em links listados ao final de cada seção.

As ferramentas que você precisa e como comprar peças

Cada carro é diferente do outro, mas o mito de que carros modernos ou importados precisam de ferramentas especiais não é bem verdade. Praticamente todos os carros usam porcas e parafusos básicos para os consertos mais comuns que você vai precisar fazer. Aqui está uma lista das principais ferramentas:
- Chave ajustável
- Chave Torx
- Kit com chaves de boca, catraca e soquetes
- Alicates
- Chaves de fenda e Phillips
- Macaco (esse você tem que ter)
Não existe segredo na hora de escolher as ferramentas, mas elas precisam ter uma boa pegada. Compre ferramentas que caibam bem na sua mão.
Talvez seja preciso comprar peças de reposição. Se for comprá-las pela internet, é preciso fornecer o ano e modelo em um formulário. Se você não tem certeza do nome técnico de uma peça, você pode encontrar o modelo dela muitas vezes gravado na própria ou então pedir ajuda em uma loja da região. Cada carro é levemente diferente dos outros – mesmo os modelos iguais de anos diferentes – portanto certifique-se de digitar a informação correta para obter a peça certa e sempre guarde a nota ou recibo para uma eventual troca, caso tenha se enganado.

Troca de correia quebrada ou desgastada

Como saber quando substituir uma correia? Se o carro emite ruídos estranhos quando dá a partida ou quando usa alguns acessórios – geralmente eletro-hidráulicos – pode ser a correia de acessórios. Você pode fazer uma rápida inspeção visual e procurar por rachaduras, desgastes ou folgas. Mesmo que você não tenha notado sons estranhos, se a correia tiver algum dos problemas citados é melhor substituí-la.
Termos que você precisa conhecer:
Correia de acessórios: é uma correia de borracha que move as polias do motor de seu carro, e está localizada geralmente à frente ou em uma das laterais do motor. Estas correias controlam acessórios como o alternador, direção hidráulica, compressor do ar-condicionado e até compressor mecânico. Em carros antigos você pode encontrar várias correias para cada sistema, mas os carros mais novos muitas vezes usam uma única correia que serpenteia pelos vários sistemas do carro, geralmente chamada de “poly V” . Quando ela funciona corretamente, você não vai ouvir nem notar sua existência, mas se ela começa a falhar, seus ouvidos vão notar algo de errado.
Polias: são as pequenas rodas por onde a correia passa. Elas giram quando uma força é aplicada a elas, fornecendo energia mecânica aos sistemas nos quais ela está ligada.
Tensor da correia: serve para ajustar a tensão correta de funcionamento da correia, além de eliminar a folga necessária para a instalação.
Acessórios: acessório é qualquer componente eletro-hidráulico de seu carro. Pode incluir seu som, vidros/travas elétricos ou relógio.
Ferramentas necessárias: catraca e cachimbo, chaves de boca e de fenda.

Troca da bateria e do alternador

Como saber se a bateria ou o alternador precisam ser trocados? Se o carro não dá a partida e os acessórios não ligam, dois possíveis culpados são a bateria e o alternador. Você podetestar seu alternador e sua bateria com um multímetro para conferir se algum deles já chegou ao fim da vida. Se algum deles não fornece uma leitura correta no multímetro, será preciso trocá-lo. Para saber qual a leitura correta, consulte o manual do carro. Na maioria das baterias e alternadores trabalham com tensão de 12 Volts e corrente de 60 Ah. O manual também indica onde estão localizados. Se você deixou as luzes acesas durante a noite, sua bateria pode precisar de uma ajudinha, por isso aprenda a fazer uma chupeta. Se a bateria ou o alternador estiverem sem problemas, a recarga deve ser suficiente para levá-lo para casa ou à oficina.
Termos que você precisa conhecer:
Alternador: o alternador é o dispositivo que trabalha com sua bateria para gerar força para as partes elétricas do seu veículo. Um alternador quase sempre pode ser encontrado próximo à parte frontal do motor, ligado a uma correia.
Bateria: a bateria geralmente é um grande objeto preto sob o capô do veículo que fornece a força inicial ao alternador. É conectada ao seu carro com terminais positivos e negativos.
Multímetro: para testar e substituir uma bateria ou alternador é preciso um multímetro digital. Ele mede propriedades elétricas como corrente, tensão e resistência. Você vai usá-lo para testar a bateria e o alternador, e identificar o que está causando os problemas que encontrou.
Ferramentas necessárias: Chaves de boca, catraca e cachimbos/soquetes, multímetro, chave de fenda.

Troque as pastilhas de freio

Como saber quando suas pastilhas precisam ser substituídas? Se você ouve um som agudo – geralmente metálico – quando usa os freios, as pastilhas podem estar nas últimas. No entanto, dependendo do som, pode ser sinal de que o disco precisa ser trocado – nesse caso leve a uma oficina. A troca das pastilhas, contudo, é uma tarefa fácil.
Termos que você precisa conhecer:
Pastilhas de freio: as pastilhas são a parte do freio que aplicam a força friccional para desacelerar o carro. As pastilhas tem um sistema de aviso que cria um som agudo quando ela está desgastada e o freio é usado.
Disco: ou rotor, é a principal parte do sistema no qual as pastilhas se comprimem. É ligado à roda e quando as pastilhas o pressionam, o carro desacelera. As pastilhas ficam instaladas ao redor do disco, dentro de pinças.
Pinças: são a parte do freio que empurram as pastilhas contra o disco, o que causa a frenagem. As pinças geralmente ficam localizadas na parte posterior dos discos dianteiros, e anterior dos discos traseiros.
Ferramentas necessárias: Macaco, chave de roda, chave torx, chave estriada/estrela, sargento.

Conserto de vazamentos do sistema de arrefecimento

Como saber a hora de trocar mangueiras e outras peças? Se depois de rodar com o carro você nota uma poça de líquido de alguma cor ao estacionar, talvez haja um vazamento. A poça pode ser o líquido de arrefecimento, e se você tiver sorte ele sai de um furo ou rachadura em uma das mangueiras externas. Logo que estacionar o carro, abra o capô e observe se há liquido escorrendo de alguma mangueira mangueira ou peça plástica. Não toque em nada, pois tudo estará muito quente. Se você vê o vazamento é possível corrigi-lo sozinho. Basta afrouxar as abraçadeiras e substituir a mangueira com vazamento. É tão complicado quanto montar um aspirador de pó. Se você não conseguir encontrar a origem do vazamento, pode ser algo no radiador. Nesse caso, é melhor levar o carro a uma oficina até que ganhe mais experiência.
Termos que você precisa conhecer:
Radiador: o radiador é a peça grande, que lembra um aparelho de ar-condicionado, à frente do motor. Quando o motor fica quente demais, é responsabilidade do radiador reduzir sua temperatura. Para isso, faz uma troca de calor com um líquido que corre entre ele e o motor. A mangueira por onde o líquido passa se desgasta com o tempo e em certo ponto pode começar a vazar. Quando a mangueira vaza, o motor pode superaquecer.
Bomba d’água: a bomba d’água age como o coração do sistema de arrefecimento e bombeia o líquido entre motor e o radiador. Assim como o radiador, ela tem mangueiras que podem rachar com o tempo.
Mangueira: essa você deve conhecer, nesse caso são elas que transferem o líquido do sistema entre o radiador, motor e a bomba d’água. São feitas de borracha e com o tempo se desgastam. São geralmente presas com braçadeiras.
Ferramentas necessárias: chave de fenda, alicate

Revisão preventiva

Como saber se o carro precisa de alguns ajustes? Recomenda-se que se façam revisões a cada 10.000 quilômetros ou seis meses, o que acontecer primeiro. Se você está próximo de uma das duas marcas, é uma boa ideia fazer algumas verificações antes de pegar a estrada.
Praticamente todos os elementos de uma inspeção regular são fáceis de fazer por conta própria. Cada parte tem um procedimento próprio, por isso as separamos em seções individuais para orientá-lo. Com revisões frequentes, seu carro irá durar mais e rodar melhor com o tempo. Não vamos explicar cada um deles passo a passo, mas não é difícil encontrar tutoriais  (em vídeo, inclusive) para cada um deles.
Termos e procedimentos que você precisa conhecer:
Troca de filtro de combustível: o filtro de combustível faz exatamente o que o seu nome descreve. Filtra partículas sólidas e qualquer coisa que entre no sistema de combustível antes de chegar ao motor. Trocar o filtro pode parecer assustador, mas apesar do perigo e do cuidado para não provocar faíscas ou acender chamas próximas da tarefa, geralmente é algo rápido.
Troca do filtro de ar: o filtro de ar é a peça do carro que impede que pó e partículas do exterior entrem no motor na admissão de ar. É extremamente importante para o funcionamento do veículo, e um filtro sujo pode influenciar no consumo de combustível e desempenho do motor. Poucas tarefas no carro são tão simples. Basta abrir uma capa plástica, geralmente ao lado do motor, remover o filtro antigo, instalar o novo e depois recolocar a capa.
Verificar e trocar velas e cabos de ignição: a vela de ignição é a peça do motor que dispara uma centelha na mistura ar/combustível e causa a combustão. Quando a centelha é reduzida, o consumo sobe, o carro talvez tenha dificuldade para dar a partida, problemas no ponto morto ou talvez seja simplesmente reprovado no teste de poluentes.
Troca da tampa do distribuidor e rotor: a tarefa da tampa do distribuidor é distribuir a voltagem de uma mola para o cilindro correto. Ela basicamente torna possível a ignição, o que garante a partida do carro. É uma troca fácil que você faz junto com a troca de velas.
Troca de óleo: você provavelmente já ouviu que precisa trocar o óleo a cada 5.000 ou 10.000 quilômetros, mas é uma boa ideia fazê-la durante sua rotina preventiva. Não trocar o óleo pode levar a uma contaminação e começar a afetar o desempenho do motor. O problema é que geralmente é difícil descartar o óleo corretamente, então confira na Internet se você tem um local de descarte próximo, caso contrário é mais barato fazer isso em uma casa de óleo.
Ferramentas necessárias: catraca e cachimbo, chaves torx e de fenda, chave de vela e torquímetro.

Uma vez que você ganha confiança as possibilidades são infinitas

Quando você se sentir confortável ao resolver pequenos problemas no carro e fizer a manutenção preventiva por conta própria, você provavelmente vai partir para reparos mais complicados. Com exceção de reparos no motor, você pode realizar diversas tarefas em sua própria garagem. Diagnosticar o problema é a parte mais difícil dos consertos, mas uma rápida pesquisa na Internet pode ajudá-lo. Se o problema é uma luz para conferir o motor, talvez algumas oficinas da sua região possam realizar um teste gratuito em seu carro.


Cada carro tem suas peculiaridades e inevitavelmente você vai deparar com algo que não entende ou não pode fazer. O importante é lembrar que a manutenção do seu carro não é tão difícil quanto parece e não é fácil botar tudo a perder. Mesmo carros novos com mais eletrônica embarcada possuem peças que podem ser trocadas em frente à sua casa e é tudo uma questão de acreditar em você mesmo. Superar o medo de arrumar o carro é semelhante a se convencer a aprender o básico do Photoshop, e mexer no carro é mais uma questão de força de vontade do que qualquer outra coisa.
Você costuma mexer no seu carro? Compartilhe suas dicas, guias e sites favoritos nos comentários.

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