Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

COMPARATIVO: NISSAN VERSA X GM COBALT.





Recém lançados, os dois sedãs buscam exatamente o mesmo comprador: uma família que deseja um veículo espaçoso, com motor acima de 1.0, porta-malas que caiba tudo e que tenha o pacote básico de conforto e segurança (trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo e ABS).
Depois de conhecer os dois, fiquei impressionado com as semelhanças. Ambos entregam bom espaço interno, bom porta-malas (excelente no Cobalt), acabamento simples e bem feito e três anos de garantia. Se o Cobalt vence no espaço para bagagem e tem um tanque muito maior (54 litros X 41 litros), o que permite deslocamentos mais longos sem abastecer, ele perde em preço e em desempenho. O Versa é mais barato, tem airbag duplo de série e seu motor 1.6 16V é mais forte, além do carro ser ligeiramente mais leve. Vejam mais detalhes.

Preços e equipamentos 
Por R$ 39.980, O Cobalt LS sai de fábrica equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de aço aro 15" e pneus 195/65 R15 (mesma medida das demais versões), mostrador digital, desembaçador traseiro, chave do tipo canivete com abertura a distância, trava elétrica das portas e porta-malas, encosto traseiro rebatível 60/40 e banco do motorista também com regulagem de altura.

Cobalt tem linhas mais sóbrias, mas falta ousadia
Já a versão LT custa R$ 43.780 e oferece todos os itens da LS e ainda vem equipada com airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, coluna de direção com regulagem de altura, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme anti furto, além de pequenas diferenças como interior em dois tons e revestimento dos bancos.

A LTZ, topo de linha, tem preço sugerido de R$ 45.980 trazendo, além dos itens encontrados na LS e LT, rodas de liga leve, faróis de neblina dianteiros, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e acionamento elétrico para todos os vidros.

Interior do Cobalt é mais moderno e refinado
Chevrolet Cobalt LS - R$ 39.980
Chevrolet Cobalt LT - R$ 43.780
Chevrolet Cobalt LTZ - R$ 45.980

Nissan Versa S - R$ 35.490
Nissan Versa S + ar-condicionado - R$ 37.990
Nissan Versa SV - R$ 39.990
Nissan Versa SL - R$ 42.990

Versa tem acabamento inferior, mas tem airbag duplo de série em todas as versões
O Nissan Versa 1.6 S tem preço sugerido de R$ 35.490 e já vem equipado com airbag duplo, trava elétrica, sistema Keyless com abertura do porta-malas, alarme, fireção elétrica progressiva, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, console central inteiriço, tampa de combustível com abertura interna, rodas de aço aro 15 com pneus 185/65R15 e calotas. Pagando mais R$ 2.500, o cliente leva ar-condicionado (R$ 37.990).
A versão intermediária SV, que custa R$ 39.990, tem os itens da S além de ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo, rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar; maçanetas externas cromadas (gosto duvidoso), banco traseiro bipartido (60/40), três cintos de segurança traseiro de três pontos (todas as versões deveriam ter), sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX, abertura interna do porta-malas e iluminação do porta-malas.
Versa tem um jeito desengonçado de ser
Por R$ 42.990, o Versa 1.6 SL tem todos da versão SV acrescidos de freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA), roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15, maçanetas internas cromadas, painel “Fine Vision” e farois de neblina.

Como vocês viram, em termos de preço, o Versa leva vantagem. Mesmo que o Cobalt venha mais equipado de série (peca pela falta de airbags na versão LS), a versão topo de linha do Versa, a SL, é mais barata que a intermediária do Chevrolet, a LT.

Resultado: Chevrolet Cobalt 0 x 1 Nissan Versa

Desempenho
Nesse aspecto já adianto o vencedor: Versa. Analisando as fichas, a superioridade do Nissan não parece tão notável. Mas, na prática, faz diferença, especialmente na estrada, O motor 1.6 16V entrega mais potência com giro mais baixo, seu torque é consideravelmente maior e até o peso do carro é menor em qualquer versão. 

Motor 1.4 Econo.Flex do Cobalt é bom, mas perde para o 1.6 16V flex do Versa
O motor 1.4 8V Econo.Flex tornou o Corsa, o Prisma e a Montana espertos. Mas, assim como acontece no Meriva (que sofre ainda mais), o Cobalt sente falta de mais fôlego.É nítido que a Chevrolet está carente de um propulsor mais potente para ficar entre o 1.4 e o 1.8 16V Ecotec.

A motorização 1.4 Econo.Flex não é ruim, mas o Cobalt pede e precisa de mais. A situação só não é feia porque a marca já anunciou o lançamento do Cobalt 1.8 Econo.Flex (que nada mais é que o bom, velho e ultrapassado 1.8 Flexpower com melhorias) para 2012. Estou aguardando com ansiedade. Pena que ele deverá custar acima de R$ 46.000 (LTZ) ou, quem sabe, um pouco mais de R$ 44.000 (LT).

Nissan Versa 1.6 16V
Potência: 111 cv (g/e) a 5.600 rpm
Torque: 15,1 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Comprimento: 4,455 m
Largura: 1,695 m
Altura: 1,505 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.052 kg (S), 1.068 kg (SV) e 1.069 kg (SL)

Chevrolet Cobalt 1.4 Econo.Flex
Potência: 97/102 cv (g/e) a 6.200 rpm
Torque: 12,8/13 mkgf (g/e) a 3.200 rpm
Comprimento: 4,479 m
Largura: 1,735 m
Altura: 1,514 m
Entre-eixos: 2,620 m
Porta-malas: 563 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.072 kg

Resultado: Chevrolet Cobalt 0 x 2 Nissan Versa

Espaço, acabamento e conforto 
Foi um duelo bem interessante neste quesito. A Nissan até se esforçou, mas a qualidade do acabamento do Cobalt é superior. Os materiais usados são melhores. Além disso, o painel é mais moderno e agradável.

Cobalt tem painel mais futurista
O espaço interno é parecido entre os dois carros, o que é muito bom, já que eles são espaçosos. Mas me senti um pouco melhor no Cobalt. O Versa tem um bom espaço (460 litros), mas o porta-malas do Cobalt é bem maior, com 563 litros. A diferença é importante para uma família.

Resultado: Chevrolet Cobalt 1 x 2 Nissan Versa

Visual 
Este é um aspecto subjetivo, por isso não vale nota. Com seu jeito desengonçado, o Versão não é feio, mas também não é um primor de design. O Cobalt também não tem cara de moderno, mas entrega um conjunto mais agradável. Ambos seguiram a proposta do Logan: carro mais feio, com excelente espaço e boa relação custo/benefício.

Mostradores do Versa são mais tradicionais
Como chegaram depois, Cobalt e Versa entregam mais no quesito visual do que o Renault. Mas, mesmo assim, deveriam ter visual mais bonito, moderno e durável.

Resumo da obra
O Chevrolet Cobalt é um carro muito legal. Se você está em dúvida entre veículos deste segmento, saiba que ele entrega bom espaço interno, acabamento mais bem feito e um excelente porta-malas. A lista de equipamentos também é boa, mas o preço deveria ser mais baixo, ainda mais para um veículo 1.4, que fica devendo em desempenho.

Neste duelo, por ser melhor em preço e desempenho, o Nissan Versa é uma compra mais racional e acertada. Ele entrega quase o mesmo espaço que o Cobalt, mas anda mais e custa menos. Seu conjunto é bem atraente.



Fotos: Chevrolet/Divulgação e Nissan/Divulgação

5 comentários:

  1. Muito bom o tom do comparativo, sem destoar muito para nenhum dos concorrentes. Ainda não conheci os carros, mas viajando, passei por um Cobalt, e a impressão que tive é que ele é bem grande, inclusive com um porte maior que o Vectra. Porém não é novidade seus problemas referente ao sistema de freio. Mancada da chevrolet. Quanto ao Nissan Versa, eu não pontuo nada relativo ao carro, mas sim a marca, que ainda considero nova no Brasil e, por esse motivo, coloco somente a "dúvida" em relação a confiabilidade à marca (em sua permanência no país).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. RENAM MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NO BLOG, E FICAMOS FELIZES EM SABER QUE VOCÊ GOSTOU, FIQUE A VONTADE PARA PEDIR POSTAGENS DAR SUGESTOES E AFINS.
    A EQUIPE CONCURSOSVX AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o nissan melhor em desempenho porem vem so alguns problemas, o principal, estou esperando o carro ha 2 meses, desisti e optei pelo cobalt, que por sua vez tem um conforto melhor interno, nao tive outra escolha pois o pessoal da nissan anucia o que nao tem

    ResponderExcluir
  5. puts ai fica meio complicado,
    Ricardo Cavalcanti a equipe concursosvx agradece sua participação e fique a vontade no blog abraços

    ResponderExcluir