A Volkswagen conseguiu esconder até a última hora sua principal atração para a edição deste ano do Salão de Tóquio. Trata-se do conceito Cross Coupé, que adianta mecânica e esteticamente os próximos passos da fabricante alemã. Menor que o Tiguan, o modelo traz como destaque a plataforma modular MQB.
Visualmente as linhas são retas e simples, características da nova linguagem de design da marca, mas passam a sensação de robustez e agressividade. O modelo mede 4,34 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura e fica entre o Golf atual e o Tiguan. A distância entre os eixos, porém, é maior que a dos dois modelos: 2,63 m.
Mecanicamente o conceito traz como destaque a plataforma modular MQB, a ser usada nas próximas gerações de todos os Volkswagen e Audi e programada para estrear no Golf VII. O conjunto motriz é híbrido e formado por um motor turbo TSI associado a dois motores elétricos, um localizado na parte frontal e outra na parte traseira, que produzem 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e 115 cv e 18,3 kgfm de torque, respectivamente.
A potência combinada chega a 265 cv, garantindo a aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos. Segundo dados de fábrica, o consumo médio é de 37 km/l com emissão de dióxido de carbono na casa dos 62 g/km. A autonomia combinada é de 855 quilômetros, mas o motorista pode escolher dirigir em modo híbrido ou totalmente elétrico — neste caso, a autonomia cai para 45 quilômetros.
Fonte: Volkswagen
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