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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ECO-CONDUÇÃO.


Eco-condução é um estilo de condução mais eficiente que permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases com efeito de estufa, assim como de outros poluentes, contribuindo também para uma maior segurança rodoviária e um maior conforto dos ocupantes e para poupar dinheiro com combustíveis e manutenção do carro.

Para se tornar um eco-condutor aqui uma lista de regras que deve seguir:

Ligue o motor do carro apenas imediatamente antes do início da viagem. De inicio não pise o acelerador. Inicie a marcha assim que possível, porque aquecer o motor ao ralenti apenas contribui para desperdiçar combustível e poluir o ambiente.Use apenas a primeira para iniciar a marcha e troque para segunda uns segundos depois

Por cada hora de ralenti, um automóvel gasta aproximadamente 1 litro de combustível, além de contribuir para o ruído ambiente e para o aumento da poluição atmosférica. O gasto energético associado à ligação do motor é largamente compensado pelo período em que o motor permaneceu desligado.

Perca algum tempo a escolher o melhor percurso. Escolhendo a melhor alternativa e antecipando o fluxo de trânsito. Pode poupar até 5% do combustível.

Não se limite a observar o veículo da frente. Uma condução por antecipação reduz o número de acelerações e de travagens, melhorando os consumos médios e aumentando o conforto da viagem. Com este tipo de condução terá mais tempo de reacção, contribuindo ainda para uma maior segurança rodoviária. Treinar a sua visão a observar a envolvente reduz o número de acelerações e travagens. Deve conduzir sempre com uma distancia de segurança e um amplo campo de visão que permita ver 2 a 3 veículos à frente, no momento em que detecta um obstáculo ou uma redução de velocidade da circulação na via, levante o pé do acelerador para antecipar manobras desnecessárias.

Faça uma aceleração suave, porque é o suficiente para movimentar o carro e proporciona melhor conforto. Troque de mudanças num carro a gasolina entre as 2000 rpm e 2500 rpm e num carro a gasóleo entre as 1500 rpm e 2000 rpm. Opte por mudanças elevadas e baixas rotações de motor, pois o consumo será menor. Sempre que possível, em cidade, utilize a quarta e a quinta. As mudanças mais altas correspondem a rotações mais baixas e um menor consumo de combustível, que pode chegar aos 10%.

Evite usar o automóvel em deslocações curtas. Poupa combustível e contribui para o seu bem-estar físico.

Conduza a uma velocidade constante e sem acelerações, desacelerações ou travagens bruscas. Além de ser mais confortável para os ocupantes, emitir menos poluentes atmosféricos e evitar o desgaste mecânico precoce do veículo, pode poupar até 15% de combustível.

Não conduza a velocidades elevadas, para alem de implicar maior risco aumenta o consumo de combustível. Os limites do código da estrada correspondem a consumos aceitáveis. Além de ser mais seguro, diminuir a velocidade em 10% vai permitir poupar 15% no consumo de combustível. Conduzir a cima de 140km/h aumenta de forma significativa o consumo.

Mantendo a viatura engrenada numa mudança compatível. A par da segurança, ao retirar o pé acelerador, mantendo sempre o carro engatado, aproveita a energia cinética do veículo e não há consumo de combustível.

Trave sempre suavemente, para alem de poupar o sistema de travagem e suspensão a sua marcha será mais confortável e segura. Trave com a caixa de velocidades sempre que possível, antes de usar o travão. Sempre que a velocidade e o espaço o permitam não reduza a mudança deixando o próprio veiculo abrandar.Levantar o pé do acelerador e deixar rodar o veiculo com a mudança engrenada, o consumo é igual a zero.

Evite conduzir nas horas de ponta para poupar combustível. Se a estrada tiver cheia de condutores terá menos facilidade em aplicar as suas técnicas de poupança de combustível.

Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. Em percursos curtos, particularmente em meios urbanos, a refrigeração do habitáculo pode demorar mais tempo que o da própria viagem e, em situações de maior tráfego, um consumo até 20% do combustível gasto. O sistema de ar condicionado pode consumir até meio litro de combustível por hora.

Verifique o nível de óleo com regularidade e faça as manutenções previstas pelo fabricante. Um carro afinado pode gastar menos 3% de combustível.

Verifique, todos os meses, a pressão dos pneus. Tenha especial atenção para a verificar antes de um percurso longo, e sempre com os pneus a frio (não ter rodado mais do que 3 km). Uma pressão errada leva a um maior consumo de combustível (até 5%), à perda de segurança e a um maior desgaste dos pneus (e consequente substituição antecipada).
Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento (desgaste lateral) e o consumo de combustível. Uma pressão demasiado alta provoca um desgaste, no centro do pneu, e uma menor aderência na condução. (A pressão correcta permite-lhe uma poupança até 3%).

Alterar as características aerodinâmicas implica um consumo acrescido de combustível em cerca de 5%, principalmente se conduzir em estradas rápidas. A aerodinâmica do seu veículo foi projectado para oferecer o mínimo de resistência ao ar. As janelas abertas ou acessórios montados no tejadilho do seu automóvel, como por exemplo suportes para bicicletas ou para carga, podem afectar o consumo de combustível do seu veículo. Quando realmente for imprescindível circular com carga no tejadilho, circule com velocidade moderada. Retire também do porta-bagagem e do interior do veículo toda a carga desnecessária. Por cada 50 kg de peso adicional o consumo de combustível pode aumentar entre 1% e 3% que, em percursos urbanos, é de todo relevante devido às constantes acelerações em situações de pára-arranca.

A escolha de um veículo novo é também importante. Tenha em consideração o tipo de combustível que utiliza, a potência, os consumos, as emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção. Por exemplo, nos veículos novos os consumos podem variar entre os 4 e 15 litros/100 km e as emissões de CO2 entre os 100 e os 280 g/km. Considere também um veículo Zero Emissões.

Opte por combustíveis mais eficientes com características químicas melhoradas. Permitem um menor desgaste do motor e um melhor rendimento, contribuindo desta forma para a redução de consumos, menores emissões e melhores prestações do motor.

Entender como gasta o combustível permite uma análise à sua condução. Hoje em dia há equipamentos (instalados de origem ou pelo próprio condutor) que permitem monitorizar as viagens e obter alguns parâmetros associados ao seu estilo de condução. A monitorização do consumo médio e instantâneo do computador de bordo permite aprender e ajustar a condução para um consumo mais reduzido.

Utilize os transportes públicos. Economiza tempo, dinheiro e diminui o stress, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria do ambiente das nossas cidades. Considere a partilha de automóvel em deslocações para o trabalho ou de lazer.

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